Domingo, 06 de Outubro de 2024

Adesivação não descaracteriza Igreja, diz Pe. Gregório

Publicado em 26/04/2013
Por Jailson Dias
8b39ba06a7150c7a5fb40820ef51.jpg
8b39ba06a7150c7a5fb40820ef51.jpg
Padre rebate críticas ao trabalho de adesivação da Igreja/Jailson Dias

A Diocese de Picos decidiu pela adesivação do teto do presbitério da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, principal templo católico da cidade, porém isso resultou uma certa polêmica entre os fieis que alegaram haver uma descaracterização do templo original. Para o pároco da Paroquia de Nossa Senhora dos Remédios, Pe. Gregório Lustosa, não haverá descaraterização alguma, uma vez que a estrutura da igreja não está sendo comprometida.

O padre Gregório desabafou e disse que não deveria haver polêmica para a realização de um trabalho considerado simples. “Acredito que a pessoa que não aceita, seja uma pessoa que queira criticar por criticar, por não ter fé, ou por ser apenas do contra”, declarou.

“Se você olha, você vê algo mais, algo das imagens dos santos, não sei se essa crítica está vindo de pessoas que não acreditam nos santos, porque aqui não está ferindo em nada a beleza da Catedral, está acrescentando, e não está ferindo a questão do patrimônio, porque a igreja não foi tombada”, desabafou.

O padre Gregório disse não saber de onde estão vindo as críticas, uma vez que não foi procurado ainda, mas diz estar a disposição caso alguém queira debater o assunto. “Eu quero que alguém diga, se descaracteriza, em que? Porque aqui só está acrescentando beleza, se houvesse imagens e eu estivesse cobrindo, tirando uma pintura existente e colocando outra, mas eu estou acrescentando. Quero que alguém que está criticando se dirija a mim”, conclamou.

A adesivação abrangerá apenas o teto que fica sobre o presbitério, onde está o altar com as imagens dos santos. Os adesivos consistem em um céu azul claro, com nuvens brancas e as imagens dos santos padroeiros das áreas pastorais subordinadas a Diocese de Picos: São Pedro, Santo Expedito, Nossa Senhora dos Remédios, dentre outros.

O sacerdote explica que a ideia de afixar as imagens dos santos no teto do presbitério consistia em acrescentar algo mais para que os fiéis que chegam a igreja, possam estar em “contato com o além”, facilitando a meditação. “Nós vamos estar conectados em oração com aqueles padroeiros que fazem parte da corte celeste, oferecendo mais instrumentos para as pessoas rezarem”, explicou.

O trabalho de adesivação ainda não foi concluído, mas está orçado em R$ 5 mil. A adesivação está sendo realizada por uma empresa picoense.

Comentários
Plínio Campos
30/03/2013 16:41:25
A crítica ou opinião é feita de forma construtiva e deveria se ter humildade para aceitá-lá ou apenas ponderar sobre o que foi falado. Realmente não esta "encobrindo" nada, nem destruindo algo estrutural - não considerar o arrombamento das paredes, o que fizeram do lado do Evangelho, transformado em secretaria ou coleta de dízimos. Assim sendo, pode no futuro acrescentarmos grafites as paredes? Néon ou letreiros na nave e capela do Santíssimo? Por essa lógica, INFELIZMENTE sim. E pra concluir:sou católico, com muito orgulho.