Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025

Secretaria de Educação de Picos unirá escolas em um mesmo prédio em 2017

Publicado em 24/05/2016
Por Jailson Dias
435342748d34079225f4082dad9c.jpg
435342748d34079225f4082dad9c.jpg
Secretaria de Educação /Jailson Dias

A Secretaria de Educação de Picos deverá reorganizar algumas escolas em 2017, unindo unidades escolares em um mesmo prédio. Segundo informou a titular da pasta, Rosilene Monteiro, esse processo tem o nome de “nucleação”, e já vem acontecendo em outros Estados e Municípios, e é uma obrigação, uma vez que o número de alunos vem sofrendo uma redução gradual.

“Nós temos muitas escolas para poucos alunos, 70 escolas para oito mil alunos, então precisamos fazer essa organização no ensino para que possamos honrar com os nossos compromissos”, comentou.

Contudo, Rosilene informou que o município ainda não sabe quais escolas serão “nucleadas”, ela destaca que não se trata de fechar, mas de unir as escolas. “Uma turma só faz a Prova Brasil se tiver uma quantidade “x” de alunos, por exemplo, 20 alunos, aí é que ela pode participar de todas as atividades oferecidas pelo Ministério da Educação”, destacou.

A Secretaria de Educação sempre foi usada para acomodar aliados através de empregos, mas Rosilene afirma que a prioridade para 2017 é convocar os aprovados para o cargo de professor no concurso realizado pela Prefeitura de Picos neste ano de 2016.

Essa diretriz, que é uma recomendação do Ministério Público, deve encurtar as possibilidades de contratações, destacando-se ainda o processo de junção das escolas. Atualmente a Secretaria de Educação dispõe de 1180 professores. “Pra isso temos de trabalhar esse processo de fazer esse levantamento de nucleação das escolas”, explicou.

A última vez que a Secretaria registrou um aumento no número de alunos foi em 2013, quando o Governo do Estado deixou de oferecer o Ensino Fundamental, uma obrigação do Município segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e desde então o percentual de estudantes vem sofrendo essa redução.

Alguns estão migrando para as escolas particulares, enquanto outros, oriundos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), deixaram a rede municipal de Educação por ter concluído o Ensino Fundamental e ingressado no Ensino Médio, de responsabilidade do Estado.

Nesse momento estão acontecendo as pré-matrículas, que começaram dia 20 de novembro e devem se estender até 22 de dezembro. No dia 04 de janeiro terão início as matriculas, que transcorrem até 22 do mesmo mês. Rosilene Monteiro frisou que esse processo definirá a demanda de concursados a ser convocados bem como o processo de “nucleação”.

Comentários
diegoeducador
21/12/2016 18:20:33
Infelizmente a ingerência municipal e um caso em Picos! e se não há mais alunos na rede municipal e porque os pais estão se sacrificando para pagar uma escola melhor!