Sábado, 05 de Outubro de 2024

Eletrobras indeniza famílias de vítimas de descargas elétricas no Piauí

Publicado em 26/04/2013
Por Marta Soares
21a9a90e714d668a492191c94af1.jpg
21a9a90e714d668a492191c94af1.jpg
/

Uma decisão judicial trouxe para as famílias de vítimas de descarga elétricas no Piauí um fio de esperança.Recentemente a Eletrobrás foi condenada a pagar uma indenização a parentes de um homem morto após ser atingindo por uma descarga. Enquanto isso, famílias de outras vítimas aguardam por decisão da justiça.

Dona Raimunda Avelino ainda não conseguiu se recuperar da tragédia que tirou a vida de sua filha Ana Carolina, de 21 anos, em outubro de 2011. A jovem morreu carbonizada depois de receber uma descarga na Avenida Presidente Kennedy, na Zona Leste de Teresina. A diarista tinha dois filhos que ficaram sob os cuidados da avó. 

“A Ana Carolina era uma filha  bastante dedicada e é difícil passar peloque passei”, diz.
A Eletrobras Piauí está pagando à família de Ana Carolina uma pensão no valor de cinco salários mínimos para manter as crianças, mas eles esperão receber uma indenização.

“A decisão neste caso não tem que ser apenas punitiva, mas precisa ser pedagógica também. A Eletrobras precisa sentir no bolso para evitar que outras pessoas venham a passar pelo que a família de Ana Carolina está passando”, diz o advogado Antônio de Pádua.

Recentemente uma decisão judicial condenou a Eletrobras a indenizar a família do pescador João Pereira da Silva, no valor de 20 salários mínimos. Além disso,  a empresa também deve pagar  uma pensão no valor de um salário mínimo nos próximos 25 anos. O pescador morreu em 2006 após tropeçar em  um fio de alta tensão que caiu perto de sua casa.

Na sentença, o juiz considerou a empresa negligente porque não havia implantando um sistema de desligamento automático em caso de curto circuito  e não realizava a poda das árvores.

A condenação trouxe a Marinete Feitosa uma nova motivação para lutar por justiça. Há um ano o pai dela faleceu depois de receber a descarga de um fio de alta tensão sobre ele na cidade de Barras.  A família diz que jamais foi procurada pela Eletrobras e quer que a empresa pague pelo erro.

Fonte: G1 PI

Comentários