Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Meteorologia não confirma início do inverno na região de Picos

Publicado em 22/05/2016
Por Marta Soares
90a4b3e7848ac18150fcd7fd6bc1.jpg
90a4b3e7848ac18150fcd7fd6bc1.jpg
A chuva, segundo ele, está presente não só em Picos, mas na região e em outros pontos do Estado/Marta Soares

Nos últimos dias os picoenses foram presenteados com chuva e em decorrência disso, as altas temperaturas deram lugar a um clima ameno, com temperaturas mínimas de 22° e máximas de 28°. Ao todo, já choveu pouco mais de 70 mm, deixando a umidade relativa do ar em 96%, o que é excelente, segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS.

De acordo com o técnico em meteorologia e coordenador regional do INMET, Eugênio Lopes, os picoenses passaram por quase 11 meses sem chuva, o que elevou as temperaturas, que por vezes marcaram 40° nos termômetros. 

Apensar das chuvas iniciais, Eugênio destaca que ainda não é possível caracterizar o período como o início do inverno. Segundo ele, somente no final do mês o INMET divulgará com mais clareza quando o período chuvoso será inverno.

"Estamos convivendo com chuvas de fracas a moderadas e sem temporais. Como elas estão ocorrendo pela manhã e a massa de ar já está fria, isso impede o choque térmico da massa de ar quente com as nuvens carregadas. As duas primeiras chuvas desse período somaram 71 milímetros e baixaram as temperaturas para a casa dos 20°", disse Eugênio.

A chuva, segundo ele, está presente não só em Picos, mas na região e em outros pontos do Estado. "Dado às grandes mudanças no tempo, não podemos ainda precisar quando o inverno começará. Estávamos aguardando chuvas para outubro e novembro e elas não vieram, mas as chuvas de dezembro estavam previstas e estão ocorrendo", finalizou ele.

Comentários