Sábado, 05 de Outubro de 2024

Adesivação do teto da Igreja Matriz gera indignação entre católicos

Publicado em 25/04/2013
Por Jailson Dias
c88e6c70f770937f658d053a04b9.jpg
c88e6c70f770937f658d053a04b9.jpg
Adesivação do teto da Igreja Matriz gera polêmica/Douglas Nunes

O teto da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, principal templo católico da cidade de Picos, vem recebendo uma adesivação com imagens sacras. Desenhos de um bonito céu, com nuvens brancas e imagens de diversos santos: São Francisco de Assis, São Expedito, São José, Nossa Senhora e o Menino Jesus, dentre muitos outros, estão sendo afixadas na igreja. Católicos tem questionado a necessidade dessa arte complementar na Segunda Maravilha do Piauí.

Pelas mídias sociais as pessoas questionam que o estilo gótico da Igreja Matriz não comporta esse tipo de desenho, outros dizem que se o motivo for esse, não haveria problema, a questão estaria em descaracterizar o templo concluído no final dos anos 1940 sob a liderança do Pe. Madeira.

Um dos internautas disse: “Existem sim igrejas no estilo gótico com pinturas, com obras de arte, mais não concordo nem com pintura de obra de arte e nem com adesivos, ela não recebeu esse trabalho”, protestou. Há ainda pessoas quem incitem a realização de uma manifestação para impedir a concretização dos desenhos.

A História da Igreja Matriz de Picos é repleta de polêmicas. Construída em 1871 pelo Frei Ibiapina, o tempo original foi abatido por volta de 1945 pelo Pe. Madeira que ergueu a Igreja atual em estilo gótico, aos moldes da Igreja de Petrolina-PE.

O acontecimento foi verdadeiramente traumático para os católicos picoenses da época. O memorialista Renato Duarte narra que as paredes da Igreja foram derrubadas primeiro, deixando por último o altar, alvo de veneração, uma vez que lá são depositadas as imagens dos santos de devoção dos católicos.

Talvez, quanto às imagens adesivadas no teto do templo, tenha faltado um pouco de comunicação com os fiéis que frequentam a igreja regularmente.

Nossa equipe entrará em contato com o Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz, e com o Pe. Gregório Lustosa para que possam falar sobre os motivos para o acrescimento dessa arte sacra em um templo já caracterizado pela beleza. Nesse momento todos os sacerdotes se encontram demasiado ocupados com as celebrações da Semana Santa.

Comentários
Da Paz
30/03/2013 22:57:32
Amo os santos, sei perfeitamente o que representam para nós católicos. Não ficou legal aquele poster da cultura fm dentro da igreja,enfim, adesivo, plastico não casa com o estilo da arquitetura da catedral. Amo D. Plínio e Pe. Gregório, sei que são servos autenticos de Cristo.
Plínio Campos de Araújo
30/03/2013 15:58:02
Novamente mais uma mudança descabida, sem nenhum embasamento teórico,funcional ou que tenha sido alvo de clamor da população. Volto a afirmar que sendo uma igreja gótica(neo gótica) não lhe cabe pinturas, muito menos adesivações! Há pinturas em igrejas góticas, mas essas são feitas em retábulos(quadros) em pequenos altares. O que vemos em nossa querida Catedral nada mais é do que um PASTICHE. De péssimo gosto, por sinal. A beleza de uma igreja gótica, nada mais é do que sua atmosfera tranqüila e até de recolhimento, e sendo o "destaque" apenas os vitrais. O que vejo é o gosto particular imperando sobre o coletivo. O que dizer do duramente das colunas? Do arrombamento das paredes da nave para colocação de ventiladores industriais? Abalando ainda mais os vitrais já fragilizados! Será que não poderia ter sido utilizado esse recurso para substituição do piso, do restauro dos vitrais, da inspeção do telhado ou para obras sociais? Deixo mais uma pergunta: será que nossa Catedral chegará aos 100 anos, com algum resquício da construção primitiva do Pe. Madeira?! Com responsabilidade e senso comum a Catedral de Notre Dame em Paris completou 850 anos em 2012.
elizeu
30/03/2013 11:10:31
Nao tem nada demais, em uma adesivação do teto da igraja matriz, se não ficar mais bonita, mais feia não fica não,o poblema é que tem gente sempre que gosta de criticar, estou de acordo com o Italo.
Itallo
30/03/2013 02:26:09
Não entendo a população picoense! Se a igreja deixa de fazer algo é omissão do bispo e do padre da paróquia e se realizam algo estrutural no templo estão descaracterizando o que já existe. Isso é triste. Não sei o que um teto bonito com imagens sacras vai trazer de prejuízo a essa maravilha. Afinal, infelizmente não temos um Michelangelo aqui em Picos/PI para pintar o teto da nossa matriz, assim como o fez na Capela Sistina no Vaticano.
Renan
29/03/2013 14:41:52
Essa idéia dessa adesivação é de uma insanidade impar. O que essa igreja está precisando com urgência é de uma reforma no telhado, esse sim se continuar assim pode até cair, basta ver o estado das telhas que já estão quase pretas.