Sábado, 05 de Outubro de 2024

Alveni Barros e Francisco Nascimento assumem direção da UFPI de Picos

Publicado em 25/04/2013
Por Jailson Dias
73a9205913dfc3c955f507f4aa5f.jpg
73a9205913dfc3c955f507f4aa5f.jpg
Professor Francisco (vice-diretor), reitor Arimatéia e diretora Alveni Barros /Jailson Dias

Contando com a presença de estudantes, professores, servidores técnicos, lideranças sociais e prefeitos da região de Picos a Profª Dra. Maria Alveni Barros Vieira e o Profº Dr. Francisco de Assis de Sousa Nascimento assumiram a direção e vice-direção da UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros em solenidade realizada na noite da quarta-feira (27/03). Para fazer transmissão do cargo veio a Picos o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéria Dantas Lopes.

A solenidade aconteceu no auditório novo da universidade, ocasião em que professores, servidores técnicos e acadêmicos tiveram a oportunidade de expressar o anseio por mudança na instituição e a forma democrática como ocorreu a eleição que levou Alveni a direção. Também tiveram a oportunidade de falar o que esperam da nova gestão que agora assume a instituição.

Confira as imagens

O reitor Arimatéia Dantas disse acreditar em uma boa administração por parte da professora Alveni. Ele salientou o discurso que vem utilizando pelo Piauí, de que a universidade não é formada “apenas por prédios, mais por pessoas, cujo trabalho é importante para a concretização de bons resultados”.

Embora tenham estado em posições opostas durante as eleições de 2012 o reitor ressalta que a comunidade acadêmica “os colocou do mesmo lado”, esperando agora trabalhar em parceria para o desenvolvimento da universidade.

Para a UFPI de Picos ele anunciou a aquisição de um ônibus para atender os acadêmicos em viagens longas, construção de mais um bloco com 12 salas de aula, e dois laboratórios de informática, e mais um bloco de salas para os professores, além da instalação de internet wireless para todo o Campus.

Já investida das funções de diretora a professora Alveni Barros conclamou a sociedade a transformar a UFPI em uma instituição que venha a prestar serviço à comunidade de Picos e região. Quanto a relação com a reitoria, ela acredita que não haverá problemas. “Hoje nós nos entendemos muito bem, tanto que hoje ele está conseguindo a construção de vários prédios, laboratórios, aqui, exclusivamente para o Campus de Picos”, enfatizou.

Além de buscar a integração com a comunidade e envolver toda a universidade na gestão do Campus, a professora Alveni informou que está fazendo um levantamento da estrutura física do prédio para conseguir melhor utilização do espaço físico.

“Estamos fazendo também o levantamento do patrimônio tombado para que possamos registrar o que temos e o que vai se desfazer com o decorrer do tempo, ter uma noção clara do que a universidade possui, pois o nosso maior problema aqui é carência de professores, e ao mesmo tempo, carência de espaço físico, não temos uma estrutura que comporte o número de professores e alunos que estão chegando”, explicou.

Marcaram presença no evento a deputada estadual Belê Medeiros (PSB), o chefe-de-gabinete da Prefeitura Municipal de Picos, Filomeno Portela, representando Kleber Eulálio, e os vereadores Zé Luís (PSB) e Toinho de Chica (PMDB). Marcaram presença ainda o prefeito de Santana do Piauí, Ricardo José Gonçalves; de São José, Atiano Bezerra; de Dom Expedito Lopes, Alecxo Belo, e de São João da Varjota, Nonato Barbosa. 

O novos eleitos

Maria Alveni Barros Vieira é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UFC - 1991), mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 2002) e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - 2011). 

Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí, onde ministra as disciplinas História Geral da Educação, História da Educação Brasileira, História da Educação no Piauí e Legislação e Organização da Educação Básica. Desenvolve, também na UFPI, atividades de pesquisa no campo das sociabilidades educativas de crianças e jovens no Brasil dos séculos XVIII e XIX.

Francisco de Assis de Sousa Nascimento é professor adjunto II da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Possui doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado em História do Brasil, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialização em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), graduação em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI - 2003), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI - 2000).

Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde atua também como orientador do Programa de Pós-Graduação em História da UFPI. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "História, Música, Teatro e Estética". Coordenador do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em História UFPE/UFPI (2013-2016). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história, música, cultura, literatura, teatro e memória. É membro do Núcleo de Educação, História e Memória (NEMHE) da UFPI-CCE. 

Comentários