Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

IFPI de Picos permanece ocupado pelos alunos em protesto contra a PEC 55

Publicado em 24/04/2016
Por Jailson Dias
e93de1c146b78ed5fedc2f76f071.jpg
e93de1c146b78ed5fedc2f76f071.jpg
IFPI per manece ocupado /Jailson Dias

O IFPI de Picos permanece ocupado pelos alunos desde o sábado, dia 12, em protesto contra a PEC 55, proposta do governo Michel Temer, que prevê o congelamento  de investimentos em saúde e educação pelos próximos 20. Os estudantes estão dormindo na diretoria da instituição e também em algumas salas de aula. As refeições são preparadas no refeitório do IFPI.

A equipe do Folha Atual esteve no IFPI e constatou que o clima é de greve, destacando-se que os professores decidiram cruzar os braços até a data da segunda votação da PEC 55 no Senado Federal, prevista para acontecer no dia 13 de dezembro.

Os alunos do IFPI estão seguindo o exemplo dos acadêmicos da UFPI de Picos, que permanece ocupada desde o dia 18 de outubro, completando um mês nesta sexta-feira.

O acadêmico de Licenciatura Plena em Química, Wilquen Saraiva, informou que a assembleia que definiu pela paralisação aconteceu no dia 11 deste mês, havendo uma maioria favorável ao ato. “Por maioria simples foi deliberada pela ocupação do Campus – Picos”, destacou. Ele frisa que os estudantes já vinham participando de manifestações contra a PEC 55. A ocupação deve permanecer até o fim da greve dos professores.

Marcelo Silva, também acadêmico de Química, informou que pelo menos 60 estudantes permanecem no Campus dia e noite. “Nós estamos com eles (professores) até a votação no Senado Federal”, destacou o estudante. Ele declarou que os militantes estão procurando conversar com os estudantes que estão em dúvida sobre a validade do movimento.

Os Institutos Federais tornaram-se centros de excelência em ensino, mas as conquistas dessas instituições têm sido boicotadas pela mídia nacional.

Comentários