Sábado, 05 de Outubro de 2024

Antigo prédio da Secretaria de Educação pode ser usado como biblioteca

Publicado em 23/04/2013
Por Jailson Dias
cc891f66ee4ed681f1ffd783b1af.jpg
cc891f66ee4ed681f1ffd783b1af.jpg
Antiga sede da Educação evacuada em 2012/Jailson Dias

O antigo prédio da Secretaria Municipal de Educação de Picos, evacuado em agosto de 2012, pode vir a ser usado como uma biblioteca pública municipal. De acordo com informações do vice-prefeito e secretário de Educação, Padre Walmir Lima (PT), isso pode acontecer tão logo recebam um parecer técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) sobre a segurança daquele prédio.

O Secretário disse saber da existência de uma biblioteca na Casa da Cultura, onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura, mas esta estaria “deslocada”, distante da maioria do público estudantil, que não a conhece. “Quem sabe podemos instalar ali uma grande biblioteca pública, ampla, para que as pessoas tenham acesso”.

O padre Walmir disse ainda já ter partilhado da ideia com o prefeito Kleber Eulálio (PMDB) e diz ter pressa para a implantação desse projeto, mas necessita de uma documentação por escrito do CREA atestando a segurança do prédio.

Os engenheiros já teriam garantido que o prédio não oferece risco de desabamento, mas a gestão municipal prefere não arriscar, pedindo uma documentação que lhes dê essa garantia.

Ainda no início desse ano de 2013 o prefeito Kléber Eulálio (PMDB) e o padre Walmir estiveram no prédio onde funcionou a Secretaria de Educação, evacuada sob a alegação de que poderia desabar. Os engenheiros garantem que seria necessária apenas uma reforma básica para o imóvel possa ser utilizado novamente.

Construído ainda na gestão do ex-prefeito Oscar Eulálio (1967-1970) o problema verificado no prédio onde durante muito tempo funcionou a Secretaria de Educação estava na forma como o mesmo foi utilizado, comportando mais peso no andar superior do que o projetado.

Comentários
Ana Patrícia Barão
26/03/2013 18:35:02
O prédio foi construído para ser uma Biblioteca pública, e o foi por muito tempo. Quando o Sr Prefeito José Néri, ou foi Abel (não sei ao certo) encerraram a Biblioteca, bem como sumiram com os livros que lá existiam. Lembro bem da minha infância correndo ao redor da 'Biblioteca'. Um prédio lindo!! Que não era LACRADO e escuro como é hoje. Ao contrário, era aberto e ventilado. Meu tio Sávio Barão lançou o seu primeiro livro no prédio quando ainda era a Biblioteca Municipal. No enanto, acho que nos dias atuais depois de tanto sofrer alterações, merecia realmente uma boa reforma, pois sua estrutura está muito abalada. E QUE MARAVILHA! Picos vai voltar a ter Biblioteca Pública. Espero que com pessoas gabaritadas para atender ao público sedento de letras.....