Sábado, 12 de Outubro de 2024

Câmara de Picos denuncia hospitais de Teresina por não receber pacientes de Picos e solicita audiência

Publicado em 08/04/2016
Por Jailson Dias
9fe5e44e6610410bad566c55858f.jpg
9fe5e44e6610410bad566c55858f.jpg
Comissão de Direitos Humanos cobra providências/Jailson Dias

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Picos, composta pelos vereadores: Wellington Dantas (PT), Diógenes Medeiros (PPS) e Valdívia Santos (PRP), apresentou requerimento solicitando a realização de audiência pública com a população e órgãos responsáveis para encontrar soluções para a demora dos hospitais teresinenses em receber pacientes em estado grave do Hospital Regional Justino Luz (HRJL). A data ainda será agendada.

Segundo o vereador Wellington Dantas a ideia da proposição veio depois de testemunhar o drama vivido por alguns pacientes do Hospital Regional de Picos, cujos médicos os referenciaram para Teresina, mas os hospitais de lá demoram em receber esses pacientes por falta de leitos.

A demora em receber pacientes da região de Picos, segundo Wellington Dantas, pode ser, além da ausência de leitos, a prioridade que os hospitais dão aos moradores da capital. “Tive informações de pessoas com mais de 20 dias internadas, por questões cirúrgicas graves, esperando remoção para Teresina, mas os hospitais de lá não liberam as vagas para que estes pacientes sejam tratados”, frisou.

Para o vereador a demora em receber pacientes de Picos e região consiste no que se pode chamar em “desumanidade”, uma vez que pessoas que passam por graves problemas de saúde estão abaladas física e psicologicamente, sem falar nos familiares. “Estou solicitando essa audiência pública com o objetivo de trazer a Picos os responsáveis pelo referenciamento para discutir qual é o problema, para que possamos encontrar conjuntamente a solução”, declarou.

Os hospitais de Teresina que podem receber pacientes encaminhados de Picos são aqueles credenciados pelo SUS: Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Universitário (HU) e Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Hospital da Polícia Militar de Teresina.

Comentários