Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Picos: Polícia Civil muda para nova sede e falta de delegados persiste

Publicado em 06/04/2016
Por Marta Soares
40df3a7addd1d1e717ddfd8d44ef.jpg
40df3a7addd1d1e717ddfd8d44ef.jpg
Complexo temporário da Polícia Civil de Picos/Erivan Costa

Há quase dois anos a mudança de sede da Polícia Civil de Picos se arrastava. Entre ações judiciais e denúncias de insalubridade, os servidores trabalharam até a última quinta-feira, dia 20, na antiga sede, localizada na Av. Severo Eulálio, em uma residência alugada que abrigava os distritos, a regional e a Delegacia da Mulher.

Na sexta-feira, dia 21, aconteceu a transferência para o complexo temporário – localizado no bairro Canto da Várzea, onde funciona também a Central de Flagrantes. A mudança deveria ter ocorrido, segundo o diretor regional do SINPOLPI – Sindicato dos Policiais Civis do Piauí, Joel dos Santos, no mês de outubro do ano passado, mas a obra não concluída impossibilitou a mudança. Anunciada para fevereiro deste ano, foi novamente adiada.

Conversamos com o delegado regional, Divanilson Sena. De acordo com ele, a sede é temporária, mas possui condições de trabalho e de bom atendimento: “Foi uma luta por um ambiente de trabalho mais salubre para a delegacia regional de Picos e conseguimos efetivar essa mudança na última semana. Apesar de acanhado e de ser uma sede provisória é bem mais confortável do que o prédio onde a gente se encontrava. Temos várias salas, cada delegado tem seu gabinete e um cartório, que traz certa agilidade da oitiva de testemunhas e vítimas. Recebemos oito computadores novos, que estão na recepção, melhorando também o atendimento à população”, explicou.

A antiga sede ainda continuará sendo utilizada temporariamente. Pelos próximos três ou quatro meses, haverá um agende de polícia responsável pela vigilância do pátio onde estão apreendidas diversas motos e veículos. “É algo temporário. A Sec. de Segurança está buscando um local para abrigar todos esses veículos que estão apreendidos e para os que forem apreendidos futuramente”, disse Divanilson.

A Delegacia Regional da Polícia Civil de Picos conta atualmente com 03 Distritos Policias, Delegacia Regional, Delegacia da Mulher e Central de Flagrantes. Seriam necessários pelo menos cinco delegados, um para cada distrito, outro para a regional e outro para a Delegacia da Mulher, mas o atual delegado regional acumula o cargo de delegado do 1º DP e falta delegada da Mulher, por conta do afastamento da delegada Laura, que está em licença maternidade.

O delegado acredita que em até 2 anos haverá a transferência para o Complexo da Polícia Civil de Picos, que será construído no espaço onde funcionava o 4º BPM, na Av. Nossa Senhora de Fátima, bairro Canto da Várzea.

Comentários