Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Ocupação da UFPI de Picos pelos estudantes permanece

Publicado em 04/04/2016
Por Jailson Dias
2c2dd027248addbb974b11090a72.jpg
2c2dd027248addbb974b11090a72.jpg
Estudantes decidem por manter a UFPI ocupada/Divulgação

Em assembleia realizada na noite da segunda-feira, 24, os estudantes da UFPI – Campus de Picos, decidiram pela manutenção da ocupação da diretoria da instituição e todo o prédio. Segundo uma das líderes do movimento, a acadêmica de Biologia, Isabel da Silva, 381 estudantes participaram da assembleia, dos quais 337 decidiram pela continuidade da manifestação, enquanto 40 votaram pela volta às aulas e três se abstiveram de votar.

Isabel garante que o movimento conta com o apoio dos professores e técnicos, (estes deflagravam greve) e tem transcorrido pacificamente, sem maiores tumultos. Alguns estudantes estão alojados na direção do Campus. Além de Picos, Teresina, Floriano, Parnaíba e Bom Jesus também decidiram manter a paralisação das atividades acadêmicas.

Enquanto a UFPI continuar ocupada as aulas estão suspensas. Indagada se os líderes do movimento pretendem fazer manifestações de rua para informar e mobilizar a sociedade para a luta contra a PEC 241, Isabel relatou que essa possibilidade está sendo cogitada. Algumas pessoas permanecem alheias ao movimento que tem acontecido na UFPI de Picos.

A paralisação das atividades na Universidade Federal continua até a próxima quinta-feira, 27, quando nova assembleia será realizada pelos estudantes. O movimento de ocupação da UFPI começou no dia 18 de outubro. Manifestações semelhantes têm acontecido por todo o Brasil, onde instituições de ensino superior e escolas secundaristas permanecem ocupadas.

Comentários