Sábado, 05 de Outubro de 2024

Chapa 1 do SINTEPI visita região e defende bandeira contra privatizações

Publicado em 22/04/2013
Por Jailson Dias
3323b0ffe952e0f36d2f7466a538.jpg
3323b0ffe952e0f36d2f7466a538.jpg
Francisco Ferreira encabeça a Chapa 1/Jailson Dias

Mais de quatro mil funcionários de todo Piauí devem votar no próximo dia 12 de abril para escolher a nova diretoria do Sindicato dos Urbanitários do Piauí (SINTEPI). Visitando a região de Picos o candidato a presidente pela Chapa 1, Francisco Ferreira falou das propostas para os urbanitários, em especial a luta contra as privatizações da Eletrobrás e Agespisa que passaram a ser debatidas com mais intensidade.

Francisco Ferreira declara que é interesse da diretoria que encabeça manter as empresas públicas sob o domínio da população. “Você vê que hoje há uma ofensiva muito grande do Governo de privatizar tanto o sistema de água como o elétrico, e nós vamos defender essa bandeira de não privatização da nossa empresa pública, prestando bons serviços a população”, declarou.

Sobre as informações veiculadas nacionalmente de que setores do governo federal estariam defendendo a privatização da Eletrobrás, Francisco Ferreira sabe de certo, que há uma discussão para renovar as concessões das empresas de distribuição. “Esperamos que essa discussão esbarre na questão da manutenção das empresas públicas”.

O sindicalista denúncia ainda que estaria havendo uma tentativa de fragilizar os trabalho de distribuição da Eletrobrás e Agespisa para que a população acabe sendo induzida a escolher pela privatização. “Temos muito recurso para ser investido, a CEMAR (Companhia Energética do Maranhão) está louquinha para adquirir a Eletrobrás, porque é lucro certo, as empresas de distribuição são lucrativas”, ressaltou.

Se há recursos para serem liberados para as empresas de distribuição ele entende que não haveria motivos para a privatização. “É o filé da vez, o setor de saneamento, muitos países estão importando água, e temos muita água no Brasil, e aqui no Piauí não vamos ceder para essa gigante abocanhar nosso sistema, e não vamos ceder, vamos lutar para que continue 100% pública”, declarou.

Além da manutenção do serviço público das empresas cujos funcionários o Sintepi representa, a Chapa 1 também promete lutar pela manutenção das conquistas do trabalhadores, como os acordos coletivos.

O Sintepi agrega funcionários da Agespisa, Eletrobrás, EMGERPI (Empresa de Gestão de Recursos Humanos do Piauí), CHESF (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) e SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).

Comentários