Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Professor explica questionamentos quanto ao Dia do Piauí

Publicado em 30/03/2016
Por Marta Soares
f9cc865b63fa375b29260451c36a.jpg
f9cc865b63fa375b29260451c36a.jpg
Professor Deivison Moura Chagas/Arquivo pessoal

Por Jailson Dias

Na quarta-feira, 19 de Outubro, é celebrado o Dia do Piauí, data comemorativa que relembra a adesão da Câmara da Vila de Parnaíba a independência do Brasil em 1823. No entanto, a data não é unânime enquanto marco histórico piauiense. Segundo o professor de história da rede pública e privada de ensino de Picos, Deivison de Moura Chagas, muitos pesquisadores influentes acreditam que em 13 de Março é que se deveria comemorar o Dia do Piauí.

“Pois nesta data do mesmo ano de 1823, piauienses lutaram por nossa independência contra as tropas portuguesas lideradas pelo Major Fidié”, explicou o professor referindo-se a famosa Batalha do Jenipapo.

Mesmo assim a luta dos habitantes da capitania de São José do Piauí, munidos de paus, pedras, machados e foices, contra as tropas armadas e treinadas do Exército português se quer tem o reconhecimento nacional como um marco da independência brasileira de Portugal, uma vez que se atribuiu durante anos que a emancipação foi conquistada através de uma ampla campanha civilista, o que estudos mais recentes têm contrariado. 

A Batalha do Jenipapo é considerada o maior combate terrestre pela independência do Brasil em todo o território nacional.

O professor explica que esse desconhecimento das datas comemorativas do Piauí se dá pelas divergências entre os historiadores, além da falta de livros didáticos e paradidáticos da historia piauiense, somando ao descaso da população. “Falta de interesse de parte da população em conhecer sua própria história”, lamentou o professor.

Para que os piauienses passassem a conhecer melhor o próprio passado, Deivison de Moura Chagas sugeriria que as disciplinas de História e Geografia do Piauí se tornassem obrigatórias no Ensino Fundamental, e não optativas, o que faz as escolas declinarem de oferecê-las, além de outros fatores. “Campanhas de conscientização e valorização de nossa história e Cultura também seriam muito bem vindas”, frisou o professor.

Indagado sobre qual a seria data mais correta para comemorar o Dia do Piauí, o professor não hesita: “a própria bandeira do Piauí nos diz qual a verdadeira data a ser comemorada, pois nela foi inclusa a data de 13 de Março de 1823. Essa data simboliza a luta dos piauienses pela sua liberdade. Deveríamos comemorar o 13 de Março, pois a Batalha do Jenipapo foi a maior batalha pela independência do Brasil”.

Independente do 13 de Março ou 19 de Outubro o certo é que os piauienses precisam conhecer melhor o passado como forma de valorizar a terra onde nasceram.

Comentários