Sábado, 12 de Outubro de 2024

Vereadores se articulam pela presidência da Câmara Municipal de Picos

Publicado em 29/03/2016
Por Jailson Dias
07a8f4d546d28d7c00fc37eb44f5.jpg
07a8f4d546d28d7c00fc37eb44f5.jpg
Articulações para a presidência da Câmara Municipal já começaram/Jailson Dias

Uma vez definidos os nomes dos 15 vereadores que deverão compor a Câmara Municipal a partir de 1° de janeiro de 2017, tiveram início as articulações em torno de quem será o presidente do legislativo para o próximo biênio.  Até o momento quatro nomes estão sendo mais falados: o atual presidente vereador Hugo Victor (PMDB), o vereador eleito Francisco das Chagas de Sousa, o Chaquinha (PTB), Evandro Paturi (PT) e Carluís Nunes de Barros (PSDB).

Dentre estes o vereador Hugo Victor, que já presidiu a casa por dois mandatos consecutivos, foi o único que anunciou oficialmente a sua candidatura para um terceiro mandato. Ele entende que essa sequência seria benéfica para o legislativo. “Eu acredito que tem muito a se fazer ainda, nós temos muitos projetos e a cada dois anos fiz várias coisas pela Câmara Municipal e espero continuar fazendo muito mais”, declarou.

Hugo Victor informou que vai articular com os demais vereadores, no entanto, pretende respeitar a decisão da maioria dos seus colegas. O partido dele, o PMDB, elegeu apenas um parlamentar, mas ele acredita que bancada deve dobrar no início do ano com a possível convocação da primeira suplente Creusa Nunes.

Em entrevista ao Folha Atual o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), que estreia no legislativo como o 4° mais votado (1.451 votos), disse que o PTB vai lutar pela presidência do legislativo, mas ele frisou que o seu nome está a disposição do partido e que as negociações estão sendo encabeçadas pelo ex-prefeito José Neri de Sousa e o deputado estadual Icemar Lavor Neri, o Nerinho (PTB). 

“Ficamos com a maior base eleitoral, dos 15 vereadores nós temos três, ou seja, 20% do eleitorado da Câmara é do PTB”, comentou.

O PT conseguiu eleger dois vereadores: Wellington Dantas, o mais votado com 2.051 votos e Evandro Paturi, que recebeu 1439 votos, ficando em quinto lugar. O primeiro disse em entrevista que não vê a presidência da Câmara Municipal como uma prioridade, ao passo que o segundo vem sendo apontado como um dos favoritos para conseguir a liderança da casa.

Enquanto isso, Carluís Nunes, também vereador de primeiro mandato com 998 votos, informou que o seu nome está a disposição dos colegas do legislativo, mas frisou que não é um prioridade para o momento. Como ainda faltam dois meses e meio para a conclusão dessa legislatura muitos conversações ainda deverão acontecer.

Colcha de Retalhos

A partir de 2017 a Câmara Municipal de Picos contará com três vereadores do PTB, três do PP, dois do PT, dois do PRB, um do PSD, um do PMDB, um do PSL, um do PSDB e um do PPS.

Minoria

Como a oposição fez seis vereadores contra os nove da base de apoio do Pe. Walmir Lima (PT), os oposicionistas decidiram não lançar candidato uma vez que não teriam a possibilidade de elegê-lo.

Comentários