Por Marta Soares
Na última semana os alunos do 6º e 7º ano do Instituto Monsenhor Hipólito participaram do projeto de gêneros textuais onde o objetivo era que os próprios alunos desenvolvessem competências e habilidades, onde os códigos, linguagens e suas tecnologias, aliados à criatividade e inovação fossem aplicados.
Os professores desenvolveram o trabalho em grupo, onde eles passaram a estudar e a pesquisar, apresentando aos colegas em seguida o que haviam aprendido. O teatro, a arte, a música, tudo foi utilizado para somar e mostrar que o aprendizado é dinâmico.
Segundo a professora Irlane Veloso, o tema “Gêneros Textuais: formas de interpretar a realidade”, ajuda os alunos a interpretar melhor. “Na medida que eles conhecem as características do texto, a que gênero ele pertence, tudo vai dar embasamento para que ele possa entender o autor com maior facilidade”, disse ela.
No projeto, os alunos pesquisaram tudo sobre os gêneros textuais e produziram outros textos referentes ao gênero estudado. A professora declara que foi um trabalho grandioso e que trouxe resultados amplamente satisfatórios.