Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

MP intensifica fiscalização contra crimes eleitorais véspera do pleito

Publicado em 14/03/2016
Por Jailson Dias
346f369f802440bc5cfdf071a757.jpg
346f369f802440bc5cfdf071a757.jpg
Promotor Décio Setúbal /Divulgação

O Ministério Público está intensificando a fiscalização às campanhas eleitorais entre candidatos dos municípios piauienses. O procurador eleitoral, Israel Gonçalves, designou que cada uma das 98 zonas eleitorais fique sob responsabilidade de um promotor de Justiça.

“O Ministério Público é um dos principais atores das eleições que visa a participação livre do eleitor, por isso, é necessário que as pessoas tenham consciência e saibam da importância do voto. Além disso, a denúncia é importante, através do aplicativo Pardal. Nessa reta final estamos observando todo tipo conduta que a legislação proíbe principalmente a questão da compra voto ou algum tipo de benefício oferecido pelo candidato ao eleitor”, afirma o promotor de Justiça, Glécio Setúbal.

Setúbal afirmou que com a diminuição no período da propaganda eleitoral, a fiscalização do MP ficou mais facilitada. “A campanha eleitoral ficou mais tranquila e com menos poluição visual”, afirma.

Ainda de acordo com o promotor, as proibições no dia da eleição são quase total, sendo que as manifestações de apoio a candidatos deverão ocorrer de forma silenciosa. “Esse tipo de comportamento será observado, inclusive, as polícias Federal, Militar e Civil já possuem planos operacionais a fim de que todo Piauí esteja coberto dessa fiscalização”, disse Glécio Setúbal.

Até a próxima sexta-feira (30), a Secretaria de Segurança deverá baixar uma Portaria proibindo a comercialização de bebidas alcoólicas do dia que antecede o pleito até o término da apuração dos votos.

Comentários