Sábado, 05 de Outubro de 2024

Contratações da Educação seguem critérios técnicos, diz Padre Walmir

Publicado em 20/04/2013
Por Jailson Dias
aa56bfda7c4a575027f55462d128.jpg
aa56bfda7c4a575027f55462d128.jpg
Padre Walmir diz não existir contratações indevidas na Educação /Jailson Dias

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Picos (SINDSERM) denunciou que a Secretaria Municipal de Educação estaria realizando contratações indevidas, de pessoas que não possuiriam a devida capacidade técnica para lecionar ou ocupar cargos de gestão escolar. Em entrevista concedido ao Folha Atual, o secretário de Educação, Pe. Walmir Lima declarou que isso não é verdade. Ele argumenta que está adotando critérios para essas contratações.

Segundo informou 50% dos diretores eram contratados quando assumiu a Secretaria. Ele disse que seu intuito é lotar as escolas municipais com diretores efetivos. “Hoje quase 90% dos diretores são efetivos, pessoas do quadro, por quê? Porque ficamos com a herança de um problema, não culpando a gestão anterior, mas uma herança de um problema em que as gestões das escolas saíram, e deixaram problemas quanto a prestação de contas dos conselhos”, declarou.

O secretário defende a capacidade técnica dos gestores e diz que a capacitação dos mesmos tem sido constante. “Todo mês tem essas aulas no curso de formação para gestores. Os nossos professores, contratamos poucos professores, e os critérios foram técnicos, que supram as necessidades, e também pessoas que residam próximo às escolas, de forma que não seria necessário gastar com transporte e outros meios para conduzi-los”.

O secretário enfatiza que o número de professores contratados da Educação de Picos não chegaria a 200. Ele afirma que recebe “pressão” diária de pessoas que buscam emprego, uma vez que o poder público é um dos principais empregadores em um município como Picos.

“As pessoas tem sim, pressionado a gente, procurado a gente, muitas pessoas indo até a Secretaria, e até o prefeito Kleber, em busca de emprego, mas sempre digo que não podemos inchar a folha e ser irresponsável sem saber como pagar, se estão qualificados, respeitando as pessoas que nos procuram, mas dando a elas uma explicação convincente”, declarou.

Durante a entrevista o padre Walmir Lima disse não ter sido procurado pelo SINDSERM para prestar os esclarecimentos requeridos sobre as contratações.

Comentários
mary
26/03/2013 21:58:22
OOOOOOH,COMO É Q CLASSIFICA ESSA "PESSOA"? VALMIR,NÉ? ESCOLA NÃO É BRINCADEIRA,NÃO É PASSATEMPO,NÃO É DEPÓSITO DE CRIANÇA,NEM DE ADULTO,PRA TU QUE NÃO SABE,É O LUGAR MAIS IMPORTANTE DE UM PAIS.TU TA ACABANDO COM NOSSA ÚNICA ESPERANÇA,SAI DAÍ,É A ÚNICA COISA HUMILDE QUE TU PODE FAZER,TEM MUITA VIDA EM JOGO,TU VAI MESMO ACABAR COM TUDO? TU NEM SABE O QUE TU TA DIZENDO. SE TOCA CARA.
cidadão esclarecido
24/03/2013 11:05:59
Senhor secretário, Não substime a inteligência do povo de Picos, toda a sociedade está vendo os desmandos das contratações na área da educação,vou citar somente um exemplo: no meu bairro existe professores lotados na educação infantil que não sabe sequer o alfabeto de acordo com o novo acordo. Imagina aí qual foi o critério?