Sábado, 05 de Outubro de 2024

PARFOR promove exposição e questionamento sobre arte em Picos

Publicado em 19/04/2013
Por Jailson Dias
a29198665c2036d23e6b3ad3f50c.jpg
a29198665c2036d23e6b3ad3f50c.jpg
Motoristas liam indagação em faixa/Jailson Dias

“Existe Arte em Picos?”. A seguinte interrogação podia ser lida por quem passava pela Praça Josino Ferreira, em frente à agência dos Correios, centro de Picos, na manhã deste sábado (23/03). A professora do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR) da UFPI, Maria Helena Ferreira da Costa, organizadora da exposição, responde a pergunta afirmando que sim, há, faltando, no entanto, o necessário incentivo para o fomento dos artistas locais.

Ela explicou que decidiu finalizar a disciplina de Critica de Arte Moderna e Contemporânea, do curso de Artes Visuais do PARFOR, levando essa indagação a sociedade picoense, que sempre precisa ser lembrada quanto à desvalorização dos artistas picoense.

“A importância seria estar divulgando o que tem de mais contemporâneo, especialmente os artistas plásticos locais”, declarou.

A professora Maria Helena falou sobre a importância de “criar áreas” para que a população possa conhecer o trabalho desenvolvido pelos artistas plásticos locais. Na ocasião também eram distribuídos panfletos com os nomes de artistas picoenses que ganharam reconhecimento internacional através de seu trabalho.

Na última quarta-feira (20/03) a Câmara Municipal de Picos promoveu uma audiência pública para debater as dificuldades de publicação por parte dos artistas picoenses, discutindo formas de criar incentivos para que eles possam desenvolver seu trabalho.

Comentários
Ana Patrícia Barão
23/03/2013 21:09:46
Que lindo! Onde estava que não vi o Folha Atual por lá? Bom, o nosso maior próposito como mesmo disse a professora é demonstrar que Picos é um celeiro de artistas, em áreas diversas. Não só no Teatro, na Literatura, mas tbm nas Artes Visuais, são muitos: Tácito Ibiapina, Mundica Fontes, Albano, J. Britto (in memorian), Socorro Brito, Wilma Catão, Gracinha Formiga, Rafael (grande desenhista), Cilene Folha, e o mago dos pincéis David Loyola (cujas obras estão expostas na foto acima). Mesmo não sendo aqui de Picos (Sta Cruz), Naza tbm pode ser incluída aí, tendo em vista ter residido um bom tempo aqui em Picos. Podemos ainda citar Ted do Parque de Exposição, exímio grafiteiro, e tantos outros que vivem ainda na penumbra hipócrita da sociedade picoense. ACORDA PICOS!!! Arte não se resume apenas à modismos... como diria 'eu mesma': ARTE É SEDUÇÃO DE SENTIDOS, É EXPLICAÇÃO DO ÓBVIO, É SENTIMENTALISMO DESENFREADO, É ENLOUQUECER NA NORMALIDADE... arte é vida!!!