Sábado, 05 de Outubro de 2024

Comerciantes do mercado pedem reforma e Kleber anuncia reparos

Publicado em 19/04/2013
Por Jailson Dias
2b4a5c64d1b0214ae4c8f13ecfa4.jpg
2b4a5c64d1b0214ae4c8f13ecfa4.jpg
Interior do Mercado Público. Comerciantes pedem reforma/Jailson Dias

Os comerciantes do Mercado Público Municipal de Picos estão pedindo urgência por parte da Prefeitura quanto à reforma do mercado, em especial dos dois banheiros, que não possuiriam sequer descarga, mesmo frequentados por centenas de pessoas diariamente. O mau cheiro nas imediações dos banheiros, onde são comercializados produtos alimentícios é insuportável.

A equipe do jornal Folha Atual esteve no Mercado Público tentando conversar com alguns comerciantes. A maioria preferiu não se manifestar por medo de represálias, enfatizando, sem gravar entrevista, que esperam logo uma reforma para os banheiros e para todo o mercado, bem como um melhor serviço de limpeza.

Até o momento a Prefeitura Municipal teria realizado a dedetização, durante o período carnavalesco, que livrou o mercado de insetos e outras pragas, mas que não foi suficiente para solucionar o problema. Por um lado há uma certa compreensão por parte de alguns comerciantes que dizem ser cedo para providências mais sérias por parte da gestão Kleber Eulálio.

A única pessoa que se dispôs a falar publicamente sobre a situação foi o comerciante Valdemar Francisco Rodrigues, 64, que há 30 anos possui um ponto no Mercado Público. Ele reclamou veementemente dos banheiros. “Eles falaram em melhorar o banheiro, bem como o saneamento básico, bem como dedetizar, mas só o veneno foi aplicado”, declarou.

O prefeito Kleber Eulálio informou que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Luís Nunes de Barros, lhe apresentou o orçamento para essa reforma emergencial, no que autorizou. Ele salienta que até o final do ano o novo mercado deve estar concluído, mas enquanto isso é necessário dotar o atual mercado de salubridade.

As obras devem iniciar após a Semana Santa e devem ficar orçadas em R$ 40 mil. O prefeito informa que o mesmo trabalho contemplará o mercado do bairro Junco. “Existe o esgotamento sanitário que passa ali perto do mercado, mas não há ligação, vai ser feito essa ligação”, explicou.

Ele pede a colaboração dos comerciantes para que não joguem mais restos de alimentos na tubulação do esgoto, evitando assim entupimentos e problemas futuros.

Comentários