Os agricultores de Picos podem ficar tranquilos. A prefeitura finalizou no dia 30 de agosto deste ano o pagamento das parcelas do seguro Garantia Safra. Ao todo foram seis parcelas pagas, que irão beneficiar 2.762 agricultores.
Desmentindo boatos de que o município não havia honrado com a contrapartida, a secretária de agricultura, Ana Paula, reafirmou o compromisso da administração com o pagamento do seguro.
“Ao todo eram seis parcelas e nós pagamos todas dentro do prazo existente para isso. O agricultor entrou com a contrapartida de apenas R$ 15,00, o Estado com outra parte e o município também”, disse. Segundo ela, a contrapartida de Picos foi de R$ 120.000,00 ao todo.
O que é o Garantia-Safra?
É uma ação do Pronaf para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra (GS) nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, receberão o benefício Garantia-Safra diretamente do governo federal.
Quem pode se beneficiar do Garantia-Safra?
Os agricultores devem verificar se os seus municípios aderiram ao Garantia Safra. Uma vez que o município assinou o Termo de Adesão e foi definida a quantidade de agricultores que poderão participar em sua jurisdição, inicia-se o processo de inscrição, seleção e adesão dos agricultores.