Sábado, 05 de Outubro de 2024

Multidão na procissão de Bom Jesus dos Passos em Picos

Publicado em 19/04/2013
Por Jailson Dias
2bbb53ed1989fb820b3102ce0a0f.jpg
2bbb53ed1989fb820b3102ce0a0f.jpg
Chegada das três procisões aIgreja de Nossa Senhora dos Remédios /Jailson Dias

Ainda não é o início da chamada “Semana Santa”, que começa oficialmente no domingo (24/03), mas atesta a grande devoção popular dos católicos picoenses através da procissão de “Bom Jesus dos Passos”. Na tarde desta sexta-feira (22/03) três procissões simultâneas percorreram a cidade de Picos culminando com a chegada à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, por volta das 17h40min.

O bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz, se diz impressionado com a grande quantidade de pessoas que tradicionalmente acompanham as procissões e participam da grande missa campal realizada na Praça Justino Luz. “É uma coisa impressionante, é um devoção, eu não sei onde o povo guarda essa lembrança, sem ter um cartaz, uma comunicação especial, de repente é sempre essa multidão”.

Para o bispo a grande participação das crianças, levadas pelos pais, atesta a continuidade da tradição. “Essas crianças vão se tornar adultas, vão gerar novos filhos, e vão trazer novamente os seus filhos, nunca vai acabar, onde tem a família há perseverança na vida do povo”, declarou.

Dom Plínio explica ainda que a procissão dessa sexta-feira, chamada tradicionalmente de “Bom Jesus dos Passos”, serve como forma de recordar “a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém”, antecipando a “Sexta-feira da Paixão”, quando pela tradição Cristã Jesus foi crucificado. Os principais dias da “Semana Santa” são a partir da quarta-feira, culminando no domingo, quando os cristãos celebram a “Ressureição de Jesus”.

A procissão de “Bom Jesus dos Passos” evoca à caminhada de Jesus até o calvário, em especial a quarta estação da Via-Sacra, quando Jesus encontra com sua mãe Maria, na oportunidade intitulada de Nossa Senhora das Dores.

As procissões começaram as 15h00, com a saída dos fiéis do bairro Junco, carregando a Cruz, às 16h00, saída da Igreja São José Operário, bairro São José, com a Imagem do Bom Jesus do Passos e às 16h da Igreja São Vicente, no bairro São Vicente com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, culminando com o encontro na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios.

Para o padre Flávio Santiago a devoção popular pode ser atestada pela participação mesmo com alguns fatores pesando contra. “Eu estou admirado porque do Junco saímos às 15h00, caminhando no sol, no asfalto, no calor de Picos, pra multidão que tem aí, é de causar admiração, ficamos contentes com a resposta do povo, com a adesão”.

Comentários