Sábado, 05 de Outubro de 2024

Polícia Militar e Prefeitura de Picos firmam acordo para realização do "Proerd" nas escolas

Publicado em 19/04/2013
Por Marta Soares
69a951527e50f68a3c04624796ab.jpg
69a951527e50f68a3c04624796ab.jpg
Tenente coronel Wagner Torres, Major Elizete Lima e o prefeito de Picos, Kleber Eulalio/Folha Atual

Nesta manhã (22) a Polícia Militar de Picos e o prefeito Kleber Eulálio (PMDB) firmaram acordo para a realização do Proerd - Programa Educacional de Resistência às drogas, que será realizado em escolas públicas e privadas de Picos.

Segundo a major Elizete Lima, o Proerd é um programa de prevenção às drogas que a Polícia Militar faz dentro das escolas. "Um policial militar fardado e devidamente capacitado, vai para a sala de aula durante doze semanas e uma vez por semana ele ministra uma aula de 50 minutos, com lições de como uma criança vai dizer não às drogas".

O público alvo do Proerd são as crianças do 5º ano do ensino fundamental, pois a polícia deseja atingir crianças e adolescentes na fase em que ela está mais propensa a ingressar no mundo das drogas. "É uma fase em que a criança está entrando na adolescência, ela quer mostrar que cresceu, então ela quer beber e fumar. Com o Proerd, ela é instruída a recusar o consumo destas drogas lícitas e ilícitas", relata a major.

Em Picos, foi assinado um termo de cooperação mútua com a Prefeitura Municipal, onde a PMP vai entrar com os recursos materiais, que são as cartilhas, com doze lições, utilizadas no curso. O 4º BPM cederá três policias Proerdianos para as aulas nas escolas. Neste primeiro semestre o Proerd será realizado nas escolas da rede pública de Picos e no segundo semestre, será a vez das escolas privadas.

Após as doze semanas de aula, será realizada a festa de formatura destes alunos que concluíram o curso. Na formatura, a criança recebe um certificado de "Criança Proerdiana", além disso, a criança faz um juramento prometendo nunca entrar no mundo das drogas. A expectativa da polícia é formar mil crianças já no primeiro semestre.

As primeiras escolas a serem contempladas com o projeto serão escolhidas pelo secretário de educação, Walmir Lima. 

Comentários
Raimundo
22/03/2013 18:50:35
Parabéns pela iniciativa, isso é muito bom!!!