Sábado, 05 de Outubro de 2024

3°BEC promove solenidade de dispensa do serviço militar obrigatório

Publicado em 18/04/2013
Por Jailson Dias
8b670ea1915d3cb2ccfa15e6ff0c.jpg
8b670ea1915d3cb2ccfa15e6ff0c.jpg
Jovens proferem o juramento a Bandeira Nacional /Jailson Dias

Com uma solenidade característica do Exercito brasileiro, com todo o seu protocolo, o 3° Batalhão de Engenharia e Construção (3° BEC) - Batalhão Visconde da Parnaíba - promoveu a entrega do Certificado de Dispensa e Incorporação (CDI), para 70 jovens que pleitearam o ingresso nas Forças Armadas. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (22/03) na sede do 3° BEC.

O delegado de Serviço Militar da 3° Delegacia da 26° Circunscrição de Serviço Militar, Tenente João Maria de Lima, informou que a dispensa dos 70 jovens não implica no desligamento do Exército brasileiro, uma vez que os mesmos passam a integrar a chamada reserva. Em caso de urgência de militar, eles devem se apresentar imediatamente às fileiras do Exército.

O tenente informa ainda que o CDI será útil em todos os momentos da vida civil desses jovens, como matricula em universidades, assinatura de carteira de trabalho, requisição de passaporte, posse após aprovação em concursos públicos, dentre outros. “É o CDI que vai mostrar que ele se encontra em dias com as obrigações militares”, explicou.

A incorporação desses 70 não aconteceu apenas devido ao excesso de contingente, no entanto, eles permanecem mobilizados até os 46 anos, quando ocorre a desobrigação do serviço militar. Pelo menos 200 novos soldados devem servir o Exercito a partir do 3° BEC. A solenidade deste contingente aconteceu em 1° de março desse ano.

Para o comandante do 3° BEC, Coronel Ivan Carlos Soares de Oliveira, o momento é importante uma vez que os jovens passarão a constituir a reserva do Exercito brasileiro que será acionada, como já dito, em caso de situação militar, como um conflito bélico. O Coronel frisa que era seu desejo que o Exército tivesse condições de incorporar todos que desejam servir a pátria.

Além de permanecer na reserva os jovens podem ingressar novamente nas Forças Armadas através do concurso público, baixados anualmente e divulgados através dos meios de comunicação, em especial os portais das três armas: Marinha, Exercito e Aeronáutica.

O Batalhão de Engenharia e Construção sediado em Picos conta atualmente com um contingente de 1000 homens. Muitos permanecem em obras importantes como a transposição de parte das águas do Rio São Francisco, e duplicação da BR-101, em Pernambuco. O Exército brasileiro conta com um contingente de 214 mil soldados, número que pode ser quadruplicado em caso de convocação dos reservistas.

Comentários