Com o tema “A Terceira Idade por uma sociedade Consciente e Solidária” a Cáritas Diocesana de Picos concluiu nesta sexta-feira, 22 de março, o projeto Terceira Idade em Potencial, que teve duração de um ano e atendeu cerca de 30 senhoras.
O projeto foi realizado a partir de recursos oriundos do Fundo Nacional de Solidariedade da Cáritas Brasileira, e proporcionou a realização de seminário sobre o Estatuto do Idoso, curso sobre autogestão e oficinas manuais, como corte e costura, pintura, bordado em linha e em fita, além da fabricação de sacolas retornáveis, despertando a atenção da sociedade para o consumo consciente e cuidados com o meio ambiente.
De acordo com a Dra. Josina Ramos, membro da Coordenação Colegiada da Cáritas Diocesana de Picos, o projeto é avaliado de forma positiva, pois proporcionou o fortalecimento do grupo de senhoras que já atuava com produções manuais.
“Estas senhoras se reúnem na Cáritas semanalmente desde 2004, com o projeto conseguimos adquirir material de trabalho, equipamentos, máquinas e desenvolver várias oficinas para que continue de forma autossustentável, portanto, esta etapa do projeto é concluída hoje, mas o grupo de senhoras continua agora bem mais fortalecido depois de passar por todo esse processo formativo”, afirma.
Maria José Vieira de Sousa, dona de casa de 71 anos, conta que foi uma grande alegria participar do projeto e afirma que pretende continuar produzindo a partir do que aprendeu.
“É uma alegria saber que depois dessa idade eu aprendi a bordar, eu fico encantada olhando para uma toalha feita por mim, principalmente em pensar que quando eu era nova não conseguia fazer e agora aprendi”, relata.
O projeto “Terceira Idade em Potencial” foi concluído com um seminário na Câmara Municipal de Picos, na oportunidade foram realizadas duas palestras, a primeira sobre “Economia Solidária e Cooperativismo” com o Engenheiro Agrônomo Demerval Luz, que é servidor do EMATER e palestrante do Sebrae, e a segunda sobre “Meio Ambiente e Consumo Solidário, com Glácia Lopes, que é Geografa e especialista em Gestão Ambiental.
Na oportunidade aconteceu a exposição e venda dos produtos confeccionados durante as oficinas do projeto.