Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Candidatos precisam se atentar às mudanças nas regras para propaganda

Publicado em 17/02/2016
Por Marta Soares
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Daniela Martins/Marta Soares

Passados os primeiros 15 dias de campanha eleitoral, os candidatos partem com tudo para a propaganda e eles precisam estar atentos às novas regras eleitorais. São apenas 45 dias de campanha, a mais curta dos últimos oitos anos, por tanto, o tempo é ouro para os candidatos. O material impresso precisa sair das gráficas com o número do CNPJ, nome da coligação, partidos e nomes dos candidatos a prefeito e vice. 

Segundo Daniela Martins, chefe do cartório da 62ª zona eleitoral, as mudanças não permitem propaganda em cavaletes, outdoors, placas, pinturas em muros, showmícios ou afins, além da distribuição de brindes. Os carros de som são permitidos das 8h às 22h em locais específicos e as redes sociais é o grande diferencia deste pleito.

“Por conta dessa mini reforma na lei eleitoral número 13.165, esse pleito vai ser muito diferente para nós servidores e para os candidatos. Vamos trabalhar com prazos bastante apertados. A partir de agora teremos a propaganda volante e as ruas coloridas com bandeiras, carros e adesivos. Os carros poderão ter adesivos no tamanho de padrão de 40x50cm, o adesivo perfurado do tamanho do vidro traseiro dos carros e as paredes não podem ser pintadas, é permitido apenas colar cartazes e adesivos no tamanho de 50x50cm”, explicou Daniela. 

Por conta dessas alterações na lei, as eleições deste ano ganharam um novo palco: as redes sociais. A propaganda pela internet está liberada, mas também tem regras. Na internet estão liberados o uso das redes sociais, sites e blogs. Eles podem ser utilizados desde que não sejam feitos patrocínios e nenhum pagamento de impulso da propaganda. Em relação aos sites, eles precisam ser registrados com a URL em território nacional. 

Em Picos os quatro candidatos à prefeito estão explorando as redes sociais:

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