Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Como Tite e sua comissão analisam os jogadores

Publicado em 16/02/2016
Por Erivan Costa
5f435700f25aadaeaecf43a65cb5.jpg
5f435700f25aadaeaecf43a65cb5.jpg
Tite orienta Marcelo durante treino da seleção brasileira no Equador /Lucas Figueiredo/CBF

De uns tempos para cá, você, viciado em futebol, certamente passou a ouvir falar mais em mapa de calor. À primeira vista, parece apenas o desenho de um campo cheio de manchas. Mas elas representam a área de atuação de um jogador durante uma partida, em gráficos feitos por programas de computador. 

O modismo não atingiu o coração de Tite. O novo técnico da seleção brasileira, em visita à equipe olímpica ainda no início da preparação na Granja Comary, em julho, disse que não fazia tanto uso desse material. Ele preferia outro tipo de gráfico para analisar jogadores.

Pois bem. O GloboEsporte.com foi atrás das referências que Tite usou para elaborar sua primeira convocação no cargo, juntar os 23 jogadores que, na próxima quinta-feira, enfrentarão o Equador, em Quito, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

É um trabalho, digamos, mais artesanal. A reportagem teve acesso a dois gráficos que representam a movimentação de um jogador de meio-campo convocado por Tite. A comissão técnica observou duas partidas dele no estádio pelo Campeonato Brasileiro, e acompanhou, a mão, em tempo real, suas movimentações.

Brasil e Equador se enfrentarão na próxima quinta-feira, às 18h (horário de Brasília), no estádio Olímpico de Atahualpa, nos 2.850 metros de altitude de Quito. A estreia de Tite terá transmissão ao vivo do GloboEsporte.com, da TV Globo e do SporTV. Na próxima semana, dia 6 de setembro, a adversária será a Colômbia, em Manaus, às 21h45 (de Brasília).

Fonte: GE

Comentários