Sábado, 05 de Outubro de 2024

Motociclistas picoenses não podem mais transportar crianças

Publicado em 18/04/2013
Por Jailson Dias
07fe33e4265bfe6571aa2f038f8d.jpg
07fe33e4265bfe6571aa2f038f8d.jpg
Mototaxista dispensa cliente obedecendo a lei. /Jailson Dias

A medida já existia, mas o rigor da fiscalização no trânsito  garantirá o cumprimento da lei. A partir de agora os motociclistas picoenses não poderão mais transportar crianças com menos de sete anos sob o risco de multa. Alguns mototaxistas têm reclamado da situação argumentando que vão perder uma fonte importante fonte de renda, uma vez que transportam muitas crianças em horário escolar.

Há também aqueles que dizem entender o rigor da medida, uma vez que a lei de trânsito prevê essa proibição. O Ministério Público Estadual recomendou que o Departamento Municipal de Trânsito (DMT), intensifique a fiscalização nesse sentido.

O superintendente do DMT, Nóbre Júnior, informou que os guardas municipais já estão realizando blitz no sentido de conscientizar os motociclistas que trafegam por Picos. “A Lei diz que só pode andar duas pessoas por moto, o pessoal usa três, quatro, e criança abaixo de sete anos não pode”, explicou.

Nos locais onde o DMT está promovendo blitz educativa não haverá multa, mas a informação através de panfletagem. Já nas ruas e avenidas as multas serão aplicadas. Nobre Júnior espera a conscientização das pessoas, em especial dos mototaxistas, de onde estão partindo as principais reclamações.

“Eles não precisam nem o Departamento passar essas informações para eles, desde que mototaxistas tem todo o pré-requisito para ser mototaxistas, por conheceram o código de trânsito brasileiro”, declarou.

O mototaxistas Fernando João Gonçalves (foto acima) declarou que recebeu a notícia da proibição do transporte de crianças com naturalidade, uma vez que já tinha conhecimento sobre o que diz a lei de trânsito. Antes dessa entrevista ele havia acabo de explicar para uma senhora que estava com o filho que não poderia transportar os dois na mesma viagem, nem a criança, pois aparentava ter menos de sete anos.

O também mototaxista Antônio Erenildon, que faz ponto na Praça Félix Pacheco, diz que entende o que diz a lei, e que ela deve ser cumprida, mas lamenta a perda de uma renda financeira para a categoria. Ele declarou já ter “perdido” várias viagens de mães que estavam com os filhos.

Para o coordenador do DMT, a visão, muito comum em Picos, de famílias inteiras andando sobre uma única motocicleta será dentro em breve, coisa do passado.

Comentários
MARIA DE FATIMA
21/03/2013 13:10:39
pergunta que não que calar, segundo as leis de transito crianças pequenas para serem transportadas por carros, precisam ir no banco de trás com a cadeirinha e o cinto, por que será que só as motos são fiscalizadas em Picos ?