Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Incêndio é controlado após 48h de intenso trabalho do Corpo de Bombeiros

Publicado em 08/02/2016
Por Marta Soares
2d1ff2b9ef3653a2e27d5b014dcc.jpg
2d1ff2b9ef3653a2e27d5b014dcc.jpg
Agricultor lamenta incêndio/Marta Soares

Foram pelo menos 48 horas de muito trabalho para o Corpo de Bombeiros de Picos, que desde a última segunda-feira, 15, à noite foi acionada para conter um incêndio nos bairros Morrinhos, Val Paraíso e Baixa Grande, este último na cidade de Geminiano.

O fogo se intensificou logo após uma pick-up incendiar às margens da BR 316, na altura do bairro Morrinhos. O fogo se alastrou pelas roças e devastou quase 20 km de extensão, invadindo o povoado Baixa Grande, em Geminiano. Quase 70 pessoas se envolveram direta e indiretamente no combate ao fogo, para que esse não invadisse as casas causando um estrago ainda maior.

Além das viaturas do Corpo de Bombeiros, o trabalho contou com a colaboração de carros pipas das cidades de Picos, Geminiano, Paquetá, Santo Antônio de Lisboa e Sussuapara. O 3º BEC também foi fundamental, enviou homens, água e alimento aos bombeiros que estavam atuando no combate ao fogo. Para abastecer as viaturas dos bombeiros, moradores próximos que possuíam poços em suas roças, forneceram água aos carros pipas.

Segundo a capitã Ana Cleia Diniz, comandante do CB de Picos, o trabalho foi árduo: “Eu nunca tinha visto isso em Picos. Por duas vezes controlamos o fogo e ele conseguiu voltar com mais força. Graças a Deus tivemos o apoio necessário, principalmente do 3º BEC. Nesse momento o fogo está controlado e estamos apenas monitorando, observando”, disse Ana Cleia.

O agricultor Antônio Raimundo de Matos, de 60 anos, disse ao nosso portal que jamais havia visto uma destruição dessas. Ele perdeu 5 hectares de pasto do gado: “Eu fico emocionado em falar disso porque nasci e me criei aqui e nunca tinha passado por isso. Foi muito triste ver o fogo comendo tudo. Consegui segurar minhas cabecinhas de gado e minhas ovelhas, mas perdi o pasto delas, ficou só um pedaço de terra ao lado de minha casa. Agora é ter fé em Deus e construir tudo de novo. O homem tem que se apegar a Deus nessas horas e acreditar que isso vai ser superado”, disse ele.

Comentários