Sábado, 05 de Outubro de 2024

Chuva dos últimos dias não é suficiente para salvar lavoura da região

Publicado em 17/04/2013
Por Jailson Dias
ff40359591f9588ec35dd008d4e0.jpg
ff40359591f9588ec35dd008d4e0.jpg
Grande parte dasa lavouras de milho e feijão já estão perdidas./Jailson Dias

A forte precipitação pluviométrica verificada nos últimos dias representou um verdadeiro balsamo para agricultores, pecuaristas e população em geral, mas infelizmente não foi suficiente para salvar as lavouras de milho e feijão plantadas ainda no mês de janeiro.

Agricultores da região de Picos esclarecem que essas lavouras já estavam perdidas e não poderão ser mais salvas, mesmo que continue chovendo pelos próximos dias.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos, Ricardo Raimundo de Araújo, informou que para colherem milho e feijão nesse ano de 2013 os agricultores precisam fazer uma nova plantação, mas dessa vez não terão mais ajuda do Governo do Estado quanto à doação de sementes.

Com isso, Ricardo informa que os agricultores precisam comprar as próprias sementes, que estão custando muito caro. “O quilo da semente de milho está custando R$ 18,00, um absurdo”, lamentou o sindicalista.

O ponto positivo quanto a essas chuvas foi à revitalização dos reservatórios naturais de água, que servirão para que os rebanhos tenham o que beber, já que isso vinha se constituindo em verdadeiro motivo de desespero para os pequenos pecuaristas.

A chuva também pode ter sido suficiente para constituir o surgimento de um novo pasto para os animais, uma vez que estes vinham sendo mantidos a penas à base de ração de milho, subsidiada pelo Governo Federal, insuficiente para sustentá-los durante a estiagem, e mesmo que subsidiada, ainda muito cara.

Comentários