Sábado, 05 de Outubro de 2024

Associação de moradores perde força após governo Lula, relata presidente da FAMCC

Publicado em 17/04/2013
Por Marta Soares
a74579e01ebfd6519cdb0ed0e112.jpg
a74579e01ebfd6519cdb0ed0e112.jpg
Cláudia Mônica, presidente da Federação das Associações de Moradores de Conselhos Comunitários/Edson Costa

Em recente entrevista para o Folha Atual, Cláudia Mônica, presidente da Federação das Associações de  Moradores de Conselhos Comunitários (FAMCC), Regional de Picos, fala que o trabalho da FAMCC é o de acompanhar as Associações de Moradores de Bairros, bem como auxiliar na formação e reivindicação destas associações.

De acordo com a presidente, cresceu a procura das Associações de Bairros em busca de filiação  Cláudia informa que a bandeira de luta da federação é a moradia: "tratamos de todas as políticas públicas necessárias para se viver bem, nós não precisamos apenas de uma casa, mas de todos os recursos  como escola, saúde, transporte, lazer e saneamento".

Sobre a queda na participação das associações nas lutas e reivindicações, a presidente diz que isso ocorreu após o governo Lula. "A luta perdeu algumas lideranças, que acabaram indo para o governo e aí todo mundo passou a achar que estava tudo resolvido, mas não está. Temos que permanecer na luta, mostrando o que realmente acontece em casa comunidade".

Outro ponto citado pela presidente para a perca de forças desses movimentos sociais, é que muitas pessoas decidem fazer parte de movimentos sociais buscando interesse pessoal e isso enfraquece a associação. "Nos últimos dois anos nós percebemos a retomada de força dessas associações e há a renovação das lideranças", afirma.

Quanto ao apoio do poder público, Cláudia defende que na atual administração municipal, houve maior interesse do gestor em buscar a parceria das associações. Será realizada no próximo dia 23 de março uma reunião na Unidade Escolar Mário Martins, no bairro Junco, onde serão debatidos assuntos como o planejamento bimestral de ações da FAMCC junto a cada bairro.

Comentários