Sábado, 05 de Outubro de 2024

Em Picos, chuva faz chão ceder e invade casa na encosta do morro

Publicado em 16/04/2013
Por Marta Soares
80d27db152500c05bc5ca8db6063.jpg
80d27db152500c05bc5ca8db6063.jpg
Quintal tomado pela lama/Marta Soares

A chuva que cai em Picos desta esta terça-feira (19) e seguiu durante a tarde desta quarta (20) trouxe além da esperança de uma boa safra, a preocupação para quem mora nas encostas de morro. Nesta manhã, por volta de 10h40, uma casa localizada na Rua Santiago, centro de Picos, foi invadida pela lama e escombros da rua localizada acima.

Segundo um dos moradores da residência, José Catarino de Oliveira (foto abaixo), que é motorista de uma TV local, desde a administração anterior o problema já havia sido levado aos responsáveis, que sempre prometiam resolver e nada fizeram. "O que aconteceu hoje na minha casa foi falta de ação do poder municipal, porque desde a administração passada que eu falava da necessidade de fazer um muro de sustentação para segurar a parte de cima do morro. Prometeram, mas nunca fizeram. Com a nova administração e eu também fui atrás, mas não fizeram nada também, esperaram acontecer o pior", lamenta.

A lama e os pedaços de muro invadiram o quintal e derrubaram a parede do quarto de uma das moradoras, filha de Catarino, como é possível ver na foto abaixo. No momento em que o muro cedeu estavam em casa apenas a esposa de catarino, dona Irene Lucinda Oliveira e uma neta, Lívia Maria Oliveira. "A sorte é que foi de dia, que não tinha ninguém dentro do quarto, mas se fosse a noite, poderia ter acontecido algo muito pior", fala Catarino.

Caso a chuva persista  há o risco de desmoronamento da residência localizada acima da casa de Catarino. Fernando José dos Santos (foto abaixo), morador da casa que corre risco de desabamento, disse ao Folha Atual que já retirou a maior parte dos móveis da casa e os levou para a residência de sua sogra. Fernando estava na calçada de casa quando ouviu o estrondo do muro ceder e invadir a casa de Casimiro, derrubando embaixo, outra parede. "Eu tive muito medo do chão engolir a minha casa. Eu moro aqui com minha esposa e mais duas filhas. Não quero ficar aqui, já estou procurando outra casa para alugar", disse Fernando. Assim como Fernando, Catarino também está a procura de uma casa para alugar.

Catarino informa que o secretário de obras, José Ribamar Macêdo Junior, e mais dois engenheiros da prefeitura, estiveram em sua casa para avaliar o estrago. Catarino foi informado de que neste momento a prefeitura nada pode fazer, pode apenas alertar a população das áreas de risco a saírem de suas casas para evitar uma tragédia. Para retirar os escombros e a lama da casa, Catarino está contando com a ajuda de amigos e vizinhos. 

Morando há 40 anos na mesma casa, Catarino disse que esta não foi a primeira vez que um acidente como este aconteceu.

Na mesma rua, um morador chamado José Bezerra Sousa, procurou a nossa reportagem para denunciar descaso da prefeitura em relação aos dejetos das casas daquela área, que são depositados a céu aberto em áreas de matagal do morro (foto abaixo). "É impossível se fazer uma refeição aqui por conta do mal cheiro. A gente come porque é o jeito, mas é um descaso. Já procuramos a Vigilância Sanitária e lá não encontramos ninguém. Ontem mesmo, fui até a Secretaria de Obras e me mandaram ir na Secretaria de Saúde." 

Comentários