Sábado, 05 de Outubro de 2024

Artistas debatem em audiência dificuldades de publicação

Publicado em 16/04/2013
Por Jailson Dias
5992953e26ba8fdb175a72144daf.jpg
5992953e26ba8fdb175a72144daf.jpg
/

O município de Picos possui muitos bons artistas em diversos campos: musical, teatral, literário, mas o talento tem batido de frente com a falta de incentivo do poder público e da iniciativa privada. Dessa forma eles debaterão com os vereadores, em audiência pública, as dificuldades de publicação de livros e a falta de valorização para quem descreve a sua terra natal através das manifestações artísticas.

De acordo com o vereador Simão Carvalho (PMDB), a audiência se mostra oportuna uma vez que a desvalorização dos artistas picoenses é um problema histórico. “Nós vemos que nossa cultura não está sendo viável para a nossa cidade, o incentivo não está sendo prioridade”, declarou o vereador enfatizando a falta de oportunidade para as pessoas que vivem da arte.

Um exemplo a ser citado é o escrito Douglas Nunes, em vias de lançar seu terceiro livro: “Enoe, um anjo habitou entre nós”, tem encontrado inúmeras dificuldades com a falta de incentivos. As publicações de livros são muito caras e escrever algo que interesse a população, demanda tempo, havendo com isso sérios problemas para os escritores locais que terminam por não se dedicar plenamente aquilo que gostam.

“Até agora nada, em absoluto”, disse referindo-se a falta de apoio financeiro. “O livro é pra ser do conhecimento de todos em Picos, inclusive ouvi falar que as universidades pretendem pesquisar nele”, ressaltou o escritor enfatizando que uma publicação beneficia a toda uma cidade.

Em Picos e no Piauí são muitos os exemplos de pessoas que conseguiram se sobressair graças ao esforço pessoal, dentre eles Frank Aguiar. Mudando de campo, mas ainda sofrendo com a falta de apoio financeiro, há o esporte, a judoca Sara Menezes voltou das Olimpíadas de Londres medalhista de ouro, só então veio o reconhecimento por parte daqueles a quem ela procurou e viraram-lhes as costas.

A audiência pública que debate as dificuldades de publicação dos artistas picoenses acontece na noite desta quinta-feira (20/03), a partir das 19h00.

Comentários