Quinta-Feira, 13 de Novembro de 2025

Dom Plínio nega cancelamento da Caminhada da Paz e diz que evento será realizado em 2017

Publicado em 26/01/2016
Por Jailson Dias
48fa8314f10d71a3f1542b00250b.jpg
48fa8314f10d71a3f1542b00250b.jpg
Dom Plínio José Luz/Jailson Dias

O bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz, nega que tenha cancelado a XII Caminhada da Solidariedade da Paz. Em entrevista concedida ao Folha Atual na manhã desta quarta-feira, 03, ele contestou a expressão “cancelada” declarando que o evento não havia sido agendado. O bispo garantiu que a caminhada, realizada há 11 anos na cidade, será retomada em 2017 sob a organização da Caritas Diocesana.

“Para que uma coisa seja cancelada ela precisa ser marcada; o primeiro princípio é esse. Nós não marcamos Caminhada da Paz, como ela pode ser cancelada se nós não marcamos?”, comentou.

Segundo o bispo a Caminhada da Solidariedade e da Paz passará a constar no estatuto da Caritas Diocesana, e isso demandaria tempo. “O estatuto ainda não foi publicado e vai para o cartório, quando tiver tudo organizado escolheremos uma data certa para a caminhada, que voltará no próximo ano”, explicou.

Em substituição à Caminhada da Solidariedade e da Paz, pelo menos nesse ano de 2016, a Diocese de Picos promoverá uma nova caminhada “Com Maria, pela paz”, no dia 30 de outubro, em homenagem a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, que está em peregrinação pelo ano jubilar.

Esse novo evento já estaria programado há dois meses. “Nós estamos em processo de reestruturação, já está feito, falta apenas registrar em cartório. Aí tem uma nova equipe de padres que está trabalhando isso”, informou.

Diferente da Caminhada da Solidariedade e da Paz, caracterizada por toda mobilização da sociedade civil com as vendas de kits e arrecadação de patrocínios cujos recursos eram destinados a projetos sociais, a “Caminhada com Maria, pela paz” será bancada inteiramente pela diocese e sua finalidade será homenagear a imagem de Nossa Senhora de Aparecida.

Comentários
Jailson Dias
04/08/2016 09:57:02
Vale lembrar que o portal Folha Atual, ao qual denomina pejorativamente de chapa branca, foi onde veio pedir estágio para conclusão do seu curso de Jornalismo, sendo educadamente acolhido.
José Maria de Sousa Barros
04/08/2016 09:26:11
Cadê a ética. Esse portal chapa branca não publicou nenhuma matéria falando de cancelamento de Caminhada da Paz, como é que publica direito de resposta? Que tipo de jornalismo vocês estão fazendo. Esse dublê de jornalista que assinou o texto está com provocação e uma hora dessa ele vai achar o que está querendo. Tá avisado.
Jailson Dias
04/08/2016 09:22:16
Essa matéria em nenhum momento tenta descredibilizar ninguém, pois o nome do portal ou do “jornalista” se quer foi citado. O Dom Plínio apenas respondeu a mim quando perguntei se a caminhada estava cancelada. Não saia ameaçando as pessoas sem base legal para isso, caro "colega", isso é um erro. Não és o centro do universo, ao contrário do que pensa. Devia refletir melhor sobre as suas ações. Você, por outro lado, publicou uma matéria atacando a minha honra e a do Folha Atual. Creio que foi uma atitude impensada. Mais uma vez, reflita melhor sobre as suas ações. Bom dia!
ANTONIO BORGES DE MOURA LEAL
03/08/2016 19:53:00
Dom Plínio está certo tudo tem que ser bem organizado não pode brincar com o dinheiro do povo, a caminhada da paz não tinha um objetivo concreto, ficava muito solto e a prestação de conta deixava a desejar.
José Maria de Sousa Barros
03/08/2016 18:23:20
Essa matéria tenta desconstituir testo jornalístico publicado pelo JP on line, numa clara falta de ética do autor do texto. Se não tem pauta, deveria andar mais na cidade, conseguir mais fontes e não procurar oferecer resposta a texto publicado no concorrente. Da próxima vez vou tomar as providências cabíeveis. Está avisado.