Terça-Feira, 18 de Novembro de 2025

Oftalmologista alerta para exposição constante à tela de produtos eletrônicos

Publicado em 21/01/2016
Por Marta Soares
0f4eca7096114dbd87629ab4b5a9.jpg
0f4eca7096114dbd87629ab4b5a9.jpg
Médico oftalmologista e clínico-cirurgião Samuel Gonçalves/Marta Soares

Computadores, tablets, smartphones... Estamos conectados a esses aparelhos praticamente o dia todo. Seja para estudos, trabalho ou laser. Hoje em dia fazemos praticamente tudo usando estes aparelhos, que facilitam e muito as nossas vidas: pagamento de contas, redes sociais, filmes... 

Mas é preciso estar atento à exposição continuada a tela destes eletrônicos. A agilidade e rapidez deles é tão grande que faz com que fiquemos “vidrados” na tela do monitor, do tablet ou do celular e deixemos até de piscar os olhos. 

“Existem alguns trabalhos que provam que esta radiação artificial, assim como a radiação solar, excessiva faz mal principalmente a retina dos olhos. Como temos atualmente uma exposição exacerbada a esta radiação artificial acreditamos que isso pode acarretar problemas como a fotofobia. Recomendamos cautela no uso de eletrônicos e o uso de colírios lubrificantes, além do descanso dos olhos”, explicou o médico oftalmologista e clínico-cirurgião Samuel Gonçalves.

Para evitar problemas na saúde dos olhos, o médico recomendou procurar piscar os olhos quando usar um dispositivo eletrônico. “Não é que o computador faz mal, o problema é o excesso de seu uso”, finalizou.

Comentários