Domingo, 20 de Abril de 2025

Santana do Piauí realiza atividades do programa Saúde na Escola

Publicado em 16/04/2013
Por Jailson Dias
7f7fe4ef486065b598fb45157c8f.jpg
7f7fe4ef486065b598fb45157c8f.jpg
A enfermeira Maria Teresa participou ativamente do programa Saúde na Escola/SMS

Entre os dias 11 e 15 de março a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação de Santana do Piauí promoveu uma série de palestras e ações informativas concernentes ao programa do governo federal: “Saúde na Escola”. O desenvolvimento das ações são possíveis graças a adesão rápida da Prefeitura Municipal que busca se integrar ao governo para o fortalecimento da população.

As ações ficaram sob a responsabilidade das enfermeiras Maria Teresa e Elvira Marques, que também ministravam palestra, e dos professores de educação física.

As escolas contempladas por esse programa foram: a Escola Municipal Mariano André de Barros, do Engano dos Poréns; Unidade Escolar Joaquim Borges de Oliveira, que pertence a rede estadual de ensino, e a Escolinha Josefa Maria, que atende as crianças do povoado Barro.

Na ocasião eram realizados alguns testes de visão, por exemplo, e um questionário com os pais. Constatando-se a existência de algum problema clínico o estudante era encaminhado ao médico, a fim de testar se realmente precisaria de tratamento.

O portal do Ministério da Educação e Cultura (MEC), defini o programa da seguinte forma: “O Programa Saúde na Escola (PSE) contribui para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino”.

Historicamente o município de Santana do Piauí já promove uma parceria entre Saúde e Educação, assegurando a realização de palestras educativas e programas importantes como a “Escovação Supervisionada”, com a aplicação de flúor em gel a cada seis meses, além das informações repassadas pelos dentistas.

Comentários