Domingo, 13 de Outubro de 2024

XXVIII Feira do Livro Espírita mostra crescimento da doutrina espírita em Picos

Publicado em 20/01/2016
Por Jailson Dias
993a35460f7722f80e745b5c4327.jpg
993a35460f7722f80e745b5c4327.jpg
XXVIII Feira do Livro Espírita/Jailson Dias

A XXVIII Feira do Livro Espírita, que acontece entre os dias 27 e 30 de julho, na Praça Félix Pacheco de Picos, mostra o crescimento e aceitação da doutrina espírita na cidade. Até pouco mais de 15 anos atrás, a doutrina ainda era vista com desconfiança por parte da população, em sua maioria cristã-católica, mas vem ganhando espaço gradualmente.

Para a integrante da coordenação do evento, Dionéia de Barros, a aceitação do Espiritismo na cidade de Picos está ligada ao trabalho de divulgação midiático, através de novelas e filmes, que tratam sobre o tema. Com isso as pessoas vão perdendo o receio e até chegam a professar o espiritismo associado ao catolicismo. “Às vezes tem muitas coisas que eles procuram lá, mas ainda falta preencher, muitas vezes é curiosidade ou algum lugar que eles viram, ou até médicos que estão incluindo isso no tratamento de doenças”, explicou Dionéia.

Segundo o site institucional da Federação Espírita Piauiense existem pelo menos quatro Centros Espíritas na cidade: “Chico Xavier”, “Francisco de Assis”, Centro de Estudo e Assistência Espiritual e Centro Espírita Lamana, todos de orientação Kardecista. Havia ainda o Bezerra de Menezes, que foi desativado.

“A pessoa procura os núcleos de acordo com a afinidade, com quem ela conversou, gostou, e até proximidade da sua casa também, porque tem de ver o que fica mais fácil com esse corre-corre do dia a dia”, comentou de Dionéia Barros.

Os preços dos livros expostos para a venda variam de R$ 5,00 a R$ 45,00, alguns indicados para crianças, outros são romances e outros explicativos sobre a religião. Quase todos são psicografados, ou seja, escritos por um espírito através de uma pessoa.

Embora se declare ecumênico, não professando uma fé específica, o professor Evilásio Moura afirmou que o Espiritismo tanto é uma religião, uma doutrina e uma filosofia de vida. Segundo informou, pesquisas apontam o alto grau de escolaridade dos seus praticantes, o que a torna uma fé esclarecida. “Tem professores da UFPI fazendo teses de doutorado sobre o espiritismo”, comentou.

Comentários