Domingo, 13 de Outubro de 2024

Picoenses clamam por segurança pública

Publicado em 20/01/2016
Por Jailson Dias
434443590a81498b6527d1335272.jpg
434443590a81498b6527d1335272.jpg
População s e sente acuada/Divulgação

Há tempos que a população picoense se sente desconfortável com a segurança pública da nossa cidade, mas em certas épocas as críticas se elevam como tem acontecido nos últimos dias. O assassinato do gerente da Moto Moura, Gilberto Filho, às 13h00 da segunda-feira, 25, em frente ao Terminal Rodoviário Zuza Baldoíno, acendeu a luz vermelha de que as coisas realmente não andam bem.

Somando-se a esse triste acontecimento há os registros de assaltos e furtos a residências e estabelecimentos comerciais, alguns, também verificados durante o dia. Já houve até quem pedisse a volta do ex-comandante do 4° BPM, coronel Wagner Torres, que atualmente é responsável pelo Comando do Policiamento da Capital, mas a solução não é assim tão simples.

O ex-comandante também recebeu muitas críticas quando esteve em Picos, portanto uma única pessoa não solucionaria o problema da criminalidade. Ante as críticas a PM do Piauí respondeu garantindo o envio do BOPE e do RONE para reforçarem o policiamento na cidade. Ótimo, porém, essa medida é um paliativo. O Brasil inteiro passa por um grave problema de segurança pública, não é uma particularidade da nossa “Cidade Modelo”.

As causas para o crescimento alarmante no índice de violência não está na natureza humana, o “homem NÃO é lobo do homem”, contradizendo Thomas Hobbes. A sociedade corrompe o ser humano que despojado de possibilidades de crescimento através de vias legais apela para meios violentos de ganhar dinheiro. A violência urbana tem origem na desigualdade social e no individualismo mesquinho que envolveu a mente humana desde a Revolução Francesa (1789). “Cada um por si e Deus por todos”, como diz o conhecido provérbio popular.

E enquanto pensarmos e agirmos dessa forma, os chamados “cidadãos de bem” continuarão a se esconder atrás de grades, cercas elétricas e monitorar a entrada e saída da própria residência com circuitos de câmeras de última geração. No fim, encarceramos a nós mesmos e jogamos a chave fora.  

Comentários
LLLFM
29/07/2016 10:27:08
"O homem, de certa forma, é sim o lobo do homem";procura-se sempre causas externas para as razões desse problema, quando,na realidade, a maldade é intríseca ao ser humano,já dizia Cristo que do coração do homem brotam toda sorte de males como homicídios, cobiças,etc(Mt 15:19),também Davi,escrevendo o Salmo 51 declarou"em iniquidade me concebeu minha mãe". Portanto,o homem já nasce corrompido, herda o pecado desde o ventre.Ademais se a sociedade é quem corrompe o homem, como o mal entrou no mundo,já que o homem nasce bom?!Resposta Gênesis 03 -a queda da raça humana- antes puro e inocente, agora depois do pecado original, depravado e distante de DEUS e de suas santas orientações.Outrossim,essa violência generalizada,que não é uma peculiaridade de Picos/PI,é cumprimento da profecia de Jesus, no seu Sermão Profético(Lc 17:26-27 c/c Gn 6:11:12),afirmou que os dias que antecederiam a sua VOLTA seriam semelhantes aos dias de Noé, que antecederam ao dilúvio: ou seja VIOLÊNCIA. JESUS VOLTARÁ!