Domingo, 13 de Outubro de 2024

Acadêmicos da UFPI alertam para o aumento do índice de câncer de cabeça e pescoço

Publicado em 19/01/2016
Por Jailson Dias
4bdc68a3e1781bad7b77e3df2fb5.jpg
4bdc68a3e1781bad7b77e3df2fb5.jpg
Estudantes alertam para crescimento do câncer/Jailson Dias

Diante do surgimento de doenças cada vez mais agressivas, como o câncer, os acadêmicos de Biologia, Nutrição e Enfermagem da UFPI de Picos promoveram na manhã do dia 27 de julho uma campanha de conscientização para alertar a população de Picos e região sobre o crescimento dos índices de câncer na cabeça e no pescoço.

O concludente do curso de Nutrição da UFPI e integrante da Liga Acadêmica de Oncologia e Histologia, encabeçada por professores da instituição, Victor Alves, informou que o câncer de cabeça e pescoço está sendo reincidente entre a população da região de Picos, crescendo silenciosamente. As principais causas para o surgimento dessa doença é o uso de bebidas alcoólicas, cigarro e o vírus HPV, transmitido através do sexo oral.

Os principais sintomas do surgimento de um câncer no pescoço passam pelo surgimento de aftas na língua, manchas brancas na boca, rouquidão contínua, nódulos no pescoço, dificuldades para engolir, mudanças na voz, lesões com sangramento.

Geralmente ao identificar esses sintomas as pessoas procuram um clínico geral ou gastroenterologista. Uma vez que a doença é identificada o medico encaminha o paciente para a Secretaria de Saúde de Picos que por sua vez o encaminha para Teresina. Ainda não existe uma referência no tratamento d e câncer na região. Lembrando que esse procedimento é válido para pessoas que se tratam pelo SUS.

“A universidade está lutando para trazer até aqui uma UNACOM, que é uma Unidade de Tratamento de Câncer que será instalada em Picos, mas enquanto isso não acontece, o profissional tem de referenciar e encaminhar para Teresina, no Hospital São Marcos e o Hospital Universitário da UFPI, que abriu uma ala de oncologia”, comentou o acadêmico.

A Liga Acadêmica de Oncologia e Histologia busca levar informações sobre o câncer e as formas de identificação até a população. Além dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Biologia, também deverá fazer parte o curso de Medicina, cujas aulas começam em setembro. “A liga visa isso, levar para a população informações sobre oncologia”, Victor Alves.

Comentários