Domingo, 13 de Outubro de 2024

STTRAM deve ampliar Zona Azul no centro de Picos

Publicado em 05/01/2016
Por Marta Soares
0ed2660a0729bd24f9e3c2ad4c57.jpg
0ed2660a0729bd24f9e3c2ad4c57.jpg
Avenida Getúlio Vargas/Edson Costa

 

Após reunião com a promotora Micheline Cerejo, o titular da Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos (STTRAM), Edilberto Cirilo, informou que está se preparando para ampliar a Zona Azul pelo centro da cidade. Desde que foi implantado, no início deste ano, o projeto abrangeu uma parte da Avenida Getúlio Vargas, mas agora deverá chegar até outras vias públicas movimentadas.

 

Segundo Edilberto Cirilo já era uma exigência do Ministério Público que mais vias e avenidas tivessem o seu estacionamento de automóveis e motocicletas disciplinados, como tem sido com a Getúlio Vargas. Também era do interesse da prefeitura ampliar o projeto que levou muitos anos para sair do papel, mas que ganhou aceitação da população picoense, uma vez que, junto com a proibição do tráfego de vãs em algumas ruas centrais, desafogou a circulação dos veículos automotivos.

“Nós estávamos discutindo detalhes, como a questão de quantas vagas serão reservadas para os idosos, para as pessoas com alguma deficiência, como estacionar as motos, pois estas não podem ficar na mesma parada em que ficam os carros”, comentou.

Edilberto Cirilo lembrou que idosos e pessoas com deficiência física não pagam pelo estacionamento. Elas precisam apenas colar os adesivos de identificação em seus automóveis. Estes podem ser conseguidos na Secretária de Transporte e Trânsito. “Logo, logo estarem os emitindo as carteiras para que essas pessoas possam utilizar essas vagas e outras que tenham necessidade”, declarou.

Quanto a obediência da população às regras da Zona Azul, Edilberto informou que os maiores problemas são com os motoqueiros, que estacionam em local proibido, mesmo com toda a orientação. “Mas nós temos agido coercitivamente, pois se parou nessas vagas para os idosos, ele é multado, as pessoas precisam ter consciência disso, pois o município não pode abrir mão da organização”, destacou.

Infelizmente outro grande problema enfrentado pelo trânsito picoense é o desrespeito com o pedestre que tenta atravessar a avenida através da faixa. Quando os carros param, os motociclistas os contornam e ultrapassam, pondo em risco a vida de inocentes.

Por Jailson Dias

 

Comentários
Carlos
12/07/2016 15:33:27
acho que já demorou até demais pra implantar essa zona azul, o que em outras cidades já existe há muito tempo. Enquanto isso, os flanelinhas ficam ganhando um dinheiro que deveria ser arrecadado pela prefeitura, pra que seja investido na própria cidade.