Sábado, 05 de Outubro de 2024

SMS de Picos promove campanha de combate à tuberculose

Publicado em 15/04/2013
Por Jailson Dias
5131ed747237da749fff94d41e81.jpg
5131ed747237da749fff94d41e81.jpg
Coordenadora explica as ações da SMS /ASCOM

Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e, para intensificar esta ação, a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Programa de Controle da Tuberculose, realizará na próxima sexta-feira (22) uma mobilização para alertar sobre os perigos da doença, como se prevenir e onde procurar atendimento.

 

O evento será realizado na Praça Josino Ferreira, com inicio às 8h e segue ate ao meio dia. Durante toda a manha será distribuído material informativo e feito um trabalho de orientação sobre como se prevenir contra a tuberculose, doença transmitida pelo ar e que pode atingir todos os órgãos do corpo. O evento contará com a participação de gestores e técnicos da Saúde.

 

“Na verdade a campanha teve inicio hoje (18) e segue ate a próxima sexta – feira (22), onde todos os Postos de Saúde da Família (PSF) estão fazendo um trabalho de orientação a todas as pessoas que procurarem a unidade de saúde. Na sexta – feira, que será o nosso dia “D”, faremos uma panfletagem na Praça Josino Ferreira com todas as equipes de saúde, com o intuito de orientar a população sobre a Tuberculose”, ressaltou, Juliane Pires, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose em Picos.

 

Em 2011, o Piauí diagnosticou 848 novos casos de Tuberculose, ocupando o último lugar da região Nordeste e a 21º posição entre os estados da Federação.Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose da SMS, Juliane Pires, no ano passado, em Picos, foram diagnosticados e notificados 22 casos de tuberculose.  Até o momento o município possui 16 casos da doença confirmados.

 

A tuberculose é um sério problema de saúde pública. O tratamento dura seis meses, égratuito e realizado na cidade e não deve ser interrompido antes de completar o tempo determinado evitando com isso o surgimento de bacilos resistentes. “As pessoas que estiverem com suspeita de estar com tuberculose, que geralmente a pessoa esta com tosse a mais de três semanas, sudorese, febre, falta de apetite e emagrecimento, ela deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa, fazer os exames onde será encaminhada para ao Posto de Assistência Medica- PAM, para realizar a Baciloscopia, onde é identificado se a pessoa tem ou não a tuberculose, se der positivo o tratamento começa imediatamente e está disponível gratuitamente nos postos de saúde”, destacou, Juliane Pires.

 

 

Sintomas mais comuns na tuberculose:

 

Febre

Sudorese

Dores no peito

Perda de peso, lenta e progressiva

Falta de apetite

 

 

Fonte: Ascom SMS

 

Comentários
ANTÔNIA FEITOSA
19/03/2013 13:51:41
Parabéns pela campanha, excelente iniciativa e com bons resultados na promoção na saúde. A sociedade de Picos aguarda da SMS uma resposta urgente à morte de tantos recém-nascidos em Picos dos quais aproximadamente 70% dessas mortes ocorreram por causas evitáveis, entre elas, falta de atenção adequada à mulher durante a gestão ,no parto e também ao feto e ao bebê, pela falta de acesso aos serviços de saúde, pois em Picos não temos maternidade e nem pediatra e não se vê ação da SMS em ofertar esse serviço as mães de PICOS, as quais estão abandonadas nesse momento de sonho que muitas vezes se torna um desespero. Lembramos que é sim responsabilidade de Picos prover essa assistência. Descaso ou incompetência? Talvez o mal no coração mesmo!!!!!