Sábado, 05 de Outubro de 2024

Diretor da UESPI demonstra otimismo na conclusão do novo prédio

Publicado em 14/04/2013
Por Jailson Dias
b2eb47bf8d0bfce0cd9e76e4c616.jpg
b2eb47bf8d0bfce0cd9e76e4c616.jpg
Diretor acredtita que novo prédio poderá receber alunos em agosto/Jailson Dias

A ordem é acreditar. À frente da Uespi de Picos desde fevereiro desse ano de 2013 o diretor, Francisco Reinaldo Rodrigues Leal, 39 anos, demonstra fé que a partir de agosto os acadêmicos da IES estarão estudando no novo prédio que está sendo erguido no bairro Altamira, visitado recentemente pelo Governador Wilson Martins.

Francisco Reinaldo se diz sensível com a situação dos acadêmicos uespianos, uma vez que muitos teriam se formado sem se quer estudar no prédio do Campus, estando sempre em escolas públicas cedidas para recebê-los. “Isso é frustrante para um aluno de universidade, não desmerecendo os colégios públicos, mas não começar um curso na universidade é frustrante”, reconheceu.

Como a Uespi de Picos depende da reitoria em Teresina, a direção local não pode tomar medidas que solucionem o problema, apenas adotar medidas paliativas que amenizem o mal estar provocado pela situação. O certo é que apenas o novo prédio da Uespi solucionará os problemas, e a direção de Picos tem demonstrado fé que no próximo semestre os alunos já estarão alojados no novo prédio.

“Nós temos essa perspectiva positiva que isso perdure apenas por esse semestre, até porque a administração do Campus já está pensando em um plano B, estamos nessa perspectiva positiva. Conversei com o reitor Carlos Alberto”, declarou.

Enquanto isso não acontece os mais de 1300 alunos da instituição que fazem os 11 cursos estão distribuídos na Escola Normal Oficial de Picos (ENOP), Unidade Escolar Marcos Parente e Unidade Escolar Vidal de Freitas, que comporta o maior número de turmas.

O prédio da Uespi no bairro Junco está comportando turmas para os três horários de ensino dos cursos de agronomia, biologia, enfermagem, educação física e comunicação social. Houve a possibilidade de algumas turmas funcionarem na UFPI, mas por uma indefinição de datas, isso não pode ser possível.

Apenas os blocos centrais da Uespi estão funcionando, os blocos que sofreram um princípio de reforma, e logo em seguida foram condenados, já estão desativados a algum tempo. Paredes do segundo andar foram inclusive demolidas. Após a mudança, o prédio da Uespi do Junco comportará apenas turmas da EAD. “Esse prédio se tornou da EAD, do ensino a distância, então nos deslocando para o novo campus, aqui vai ficar funcionando a EAD, toda a estrutura”, explicou.

Francisco Reinaldo Rodrigues Leal é professor do curso de Agronomia, e deverá se licenciar da direção da Uespi por um mês para qualificar a sua tese de doutorado que está concluindo pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Em seu lugar deve assumir a coordenadora do curso de educação física, professora Katia Magali.

 

Comentários