O ex-governador e atual presidente do PSB no Piauí, Wilson Martins (PSB), acredita que o seu partido ampliará o número de prefeituras nas eleições municipais que se aproximam. Apesar de não ter logrado êxito no último pleito, ele entende que o PSB tem se fortalecido a cada processo eleitoral, usando como justificativa o maior número de votos conseguidos em 2012.
“Elegemos 52 prefeitos na época, 34 vice-prefeitos e 357 vereadores, então é um partido que apesar de estar na oposição, de não ter tido sucesso com as eleições majoritárias de 2014, continua forte”, comentou.
Na atualidade o partido conta com 47 prefeitos, mas para Wilson Martins a redução foi mínima, apesar da janela partidária. “Houve a oportunidade pela abertura da janela da minirreforma política, de sair muitos prefeitos e muitos candidatos, e conseguimos segurar os correligionários, mantendo muita solidez. Teremos aproximadamente entre 60 e 80 candidatos a prefeitos municipais e metade disso como vice-prefeitos”, declarou.
Wilson Martins diz estar em “peregrinação” pelo Estado do Piauí, e que intensificará a sua presença nos municípios onde o PSB disputará eleições para que a legenda continue forte no estado.
Picos
Quanto a situação do PSB de Picos, Wilson Martins declarou que ajudará os candidatos a vereador, uma vez que a legenda não terá candidatos a cargos majoritários. Ele afirmou que deu autonomia a comissão provisória do partido para que possa firmar as alianças que entender necessárias e conseguir fazer o maior número de parlamentares.
Wilson Martins informou que o presidente do PSB em Picos, vereador Iata Ânderson está liderando esse processo de conversações e consolidação de alianças com outras agremiações, dispondo de bastante autonomia.
E o que já ficou claro há bastante tempo é que o PSB apoiará a reeleição do Pe. Walmir Lima (PT), uma vez que Iata Ânderson foi secretário de Obras e Urbanismo da atual gestão e no momento exerce a liderança do governo na Câmara Municipal. Ao deixar a secretaria para poder se candidatar a reeleição, a pasta de Obras foi assumida pelo seu pai, o ex-vereador Luís Coelho.
Por Jailson Dias