O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas - ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. O curso é promovido em cerca de 34 países. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já capacitou cerca de 230 mil pessoas em 27 Estados.
Há 12 anos o curso é realizado em Picos e tem proporcionado experiências empreendedoras que se tornaram grandes negócios, segundo Maria Helena, uma das coordenadoras do curso da regional do SEBRAE de Picos.
A edição 2016 do Empretec será realizada em Picos de 18 a 23 de julho no auditório do SEBRAE. São trinta vagas para participantes, sejam eles empresários, empreendedores, autônomos, ou seja, toda e qualquer pessoa interessada em montar seu próprio negócio, profissionais liberais e funcionários de empresas públicas e privadas.
De acordo com Maria Helena, para participar, basta preencher a ficha de inscrição e se inscrever para a seleção. As entrevistas acontecerão de 11 a 13 de julho, sendo composta de perguntas sobre situações do cotidiano. “Essa entrevista não tem caráter psicológico, faz parte da metodologia do seminário e serve para identificar o perfil empreendedor do candidato. Ao final da entrevista, o candidato será informado pelo entrevistador se está apto ou não a participar do curso. Estando apto, basta se matricular para o Empretec”, explicou.
O curso tem duração de 60 horas e acontece em seis dias consecutivos. O investimento é de R$ 600,00, podendo ser parcelado em até 6x nos cartões de crédito.