Nesta segunda-feira (18), estudantes da Unidade Escolar Marcos Parente receberam a visita dos "Dentistas do Bem". Em Picos, cinco cirurgiões-dentistas fazem parte do projeto da TdB - "Turma do Bem". Atuando voluntariamente, eles recebem em seu próprio consultório crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos.
Segundo o coordenador local do projeto, Pablo Diego Vieira, cirurgião-dentista, os pacientes são selecionados por grau de necessidade, o que é determinado por uma triagem. Jovens e crianças com problemas bucais graves, os mais carentes e próximos do primeiro emprego têm prioridade no atendimento.
Para o dentista Bruno Alencar, participar deste projeto é gratificante, pois através do seu trabalho está sendo possível exercer a cidadania. "Vamos buscar a parceria de outros dentistas para fortalecer este projeto", disse Bruno. O tratamento, realizado no consultório do próprio dentista voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo.
Os problemas bucais mais encontrados durante a triagem, segundo a dentista Nilza Alencar, são as cáries e a necessidade de tratamento ortodontico. O Projeto Dentista do Bem conta com voluntários espalhados por todo o País – nos 26 Estados e Distrito Federal –, dez países da América Latina e Portugal.