Domingo, 13 de Outubro de 2024

Cédulas para emissão de RG no Espaço da Cidadania continuam insuficientes

Publicado em 25/12/2015
Por Jailson Dias
b1ac56a4134fed40c2b5c11d3131.jpg
b1ac56a4134fed40c2b5c11d3131.jpg
Falta cédulas para identidade no Espaço da Cidadania/Jailson Dias

A quantidade de cédulas para emissão de Registro Geral (RG), a principal forma de identificação civil do brasileiro, continua insuficiente para atender a demanda no Espaço da Cidadania de Picos. As cédulas, que se constituem em um papel especial utilizado unicamente para esse documento, são fornecidas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), mas sempre em número reduzido.

Segundo o coordenador do Espaço da Cidadania, Gelsimar Pinheiro, a quantidade enviada é suficiente para emitir em média 200 carteiras de identidade, e devido a demanda superelevada, estas se esgotam em apenas  dois dias.

Pessoas de toda a região de Picos e até de outros estados procuram o Espaço da Cidadania devido a celeridade do processo. O requerente chega até lá, faz o pedido, é fotografado e já sai com o documento.  O RG também é emitido por outras cidades da região, mas o processo é demorado, uma vez que o pedido é encaminhado para a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, o que leva em média 60 dias.

Gelsimar Pinheiro afirma que tem orientado as pessoas requererem o RG mais rapidamente, não deixando para última hora. Muitos procuram apenas quando vão fazer o ENEM, ou precisam do Título de Eleitor, dentre outras situações semelhantes.

“Nós pedimos que haja colaboração das pessoas que precisam do órgão, em que sentido? De se programar, se vai viajar, vir com antecedência, então, não podemos selecionar quem vai atender porque a necessidade é igual para todos”, explicou.

O coordenador disse já ter solicitado a Secretaria de Segurança Pública que disponibilize mais materiais. Ele calcula que duas mil cédulas seriam necessárias para garantir o atendimento contínuo para a população.  A expectativa é de que novas cédulas cheguem ao Espaço da Cidadania nesta sexta-feira, 24, mas como explicado ao longo da matéria, elas acabam rapidamente.

Comentários