O deputado licenciado e Secretário de Cultura do Piauí, Fábio Novo (PT), esteve recentemente em Picos, oportunidade em que se reuniu com diversos segmentos culturais, falou sobre a possibilidade de ampliação do museu e cobrou projetos por parte das organizações que promovem a cultura na cidade. Indagado sobre o porquê de Picos não receber historicamente muitos incentivos do governo estadual, o secretário frisou que os projetos precisam chegar até ele.
“Faltam projetos, e não estamos apenas esperando chegar, estamos vindo aqui anunciando o que temos, um projeto para a ampliação do museu de Picos que é o mais importante do Piauí”, comentou.
O secretário garante já há recursos assegurados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a ampliação do Museu Ozildo Albano de Picos. “E é isso que nós estamos fazendo aqui na cidade”, frisou.
Quando indagado sobre a ausência de um teatro municipal, Fábio Novo lembrou que os projetos precisam chegar até ele. O secretário disse ainda que o Pe. Walmir Lima (PT) e o vereador Wellington Dantas (PT) lhe falaram sobre isso e alguns espaços seriam visitados para a realização de uma avaliação.
“Como Picos é uma cidade importante nós temos o interesse de desenvolver um projeto como esse, no entanto, é preciso um local”, destacou.
O Museu
O diretor do Museu Ozildo Albano, Albano Silva, diz receber a promessa de ampliação do museu com otimismo, uma vez que o espaço é limitado para a grande quantidade de objetos a serem expostos. “A gente tem uma reserva técnica, onde 90% dos objetos estão guardados. Se for contemplado será uma alegria”, frisou.