Domingo, 13 de Outubro de 2024

Corpo de Bombeiros alerta para o aumento de queimaduras no período junino

Publicado em 21/12/2015
Por Marta Soares
b23e628939070571410caaa9a503.jpg
b23e628939070571410caaa9a503.jpg
Tenente Hamylton/Marta Soares

O Corpo de Bombeiros de Picos já está em alerta para o período junino, que apresenta anualmente números elevados de queimaduras e amputações causadas por uso de fogos e demais artefatos juninos. O Tenente Hamylton Lemos destacou que 70% das queimaduras nesse período são ocasionadas por fogos de artifício e 10% dessas vítimas sofrem amputação de algum membro. 

O tenente ressaltou ainda que a venda indiscriminada, sem fiscalização e a falta de atenção dos pais, podem potencializar esses acidentes: “As crianças não podem comprar livremente esses produtos e nem os vendedores podem deixá-los expostos sem o mínimo de segurança. Em Picos temos altas temperaturas, os vendedores precisam evitar deixar esses produtos ao sol ou acender lâmpadas próximas a esses produtos. Os pais precisam estar atentos às crianças, existem produtos menos ofensivos, mas ainda sim, os pais têm que prestar atenção”, afirmou.

Em caso de queimaduras, qualquer que seja a extensão e gravidade, o Tenente recomenda a população que procure atendimento médico o mais rápido possível. “A primeira medida é lavar com água gelada o local atingido pelo fogo ou substancia quente. Em seguida a vítima deve procurar atendimento médico”.

Ele lembra ainda que não se deve colocar café, óleo, creme dental, manteiga, ou qualquer outra substância sobre a queimadura. Segundo ele, a utilização de substâncias caseiras podem piorar a gravidade da queimadura.

Comentários