Um dos momentos de maior representação da fé católica na cidade de Picos é o festejo do Sagrado Coração de Jesus, que acontece há mais de 119 anos na Igrejinha que leva o mesmo nome, localizada próxima à Rua Velha, início da Avenida Getúlio Vargas.
Os festejos são organizados pelo Apostolado da Oração, que tem como presidente a religiosa Mirian Lélis. A data exata do início da festa não está registrada, já que, segundo Miriam, o Apostolado da Oração fará 120 anos de fundação no dia 03 de dezembro próximo, mas a festa já acontecia bem antes disso.
Durante os festejos, os fiéis usam roupas na cor vermelha, cor do Sagrado Coração de Jesus. A festa, que já é tradição, não consegue mais mensurar a quantidade de participantes que visita e participa das atividades durante os 30 dias de festejo. “Cada ano cresce mais essa devoção, sei que a frequência do povo é regular durante os 30 dias de celebrações, mas deixamos de contabilizar porque ele é sempre crescente. Antigamente contávamos a quantidade de fiéis pela quantidade de hóstia que era entregue durante a comunhão”, comentou Mírian Lélis.
A festa tem início no dia 1° de junho e encerra no dia 30 do mesmo mês. Os fiéis que não conseguem assentos nos bancos da Igrejinha levam de casa suas cadeiras. Para oferecer maior segurança aos participantes, a Secretaria Municipal de Transportes desvia o fluxo de carros e motos para outras ruas.
Só que nem sempre as festividades religiosas aconteceram na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus. A imagem do Sagrado Coração de Jesus era retirada levada até a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e depois retornava à Igrejinha. Os festejos passaram a ser comemorados na Igrejinha há 91 anos.
Durante os festejos são realizados diariamente o terço às 18h30 e às 19h a missa.