Domingo, 13 de Outubro de 2024

Túmulos do Cemitério São Pedro de Alcântara são roubados e depredados

Publicado em 19/12/2015
Por Jailson Dias
78caf3694f85e55223d13766ca08.jpg
78caf3694f85e55223d13766ca08.jpg
Cemitério São Pedro de Alcântara/Jailson Dias

Há muito tempo as pessoas que possuem entes queridos no cemitério São Pedro de Alcântara  de Picos reclamam do estado de abandono e da higiene do lugar, mas ultimamente as denúncias ficaram mais graves. Túmulos estão sendo depredados e objetos de decoração roubados sem que nada seja feito para coibir essa prática criminosa e vergonhosa. A senhora Maria do Socorro Silva, mais conhecida como Socorro de Zequinha, é uma das pessoas que mais vem se incomodando com esse problema.

Em entrevista ao Folha Atual Socorro de Zequinha informou que vários objetos já foram roubados do túmulo onde está sepultado o seu marido, apesar dele ser protegido por grades de ferro. Ela já contabiliza a perda de um terço com a imagem de Jesus Cristo, um quadro com a imagem de São José e, por último, um grande adesivo de 1,75, também com a imagem de São José, de quem seu marido era devoto.

Por morar nas imediações do São Pedro de Alcântara Socorro de Zequinha disse que vai com frequência ao cemitério para zelar o túmulo do marido e não vê sinal de nenhum vigia. “Aquilo ali virou um ponto de prostituição, de drogas, de roubo”, protestou.

Além desses problemas recentes ainda há o abandono crônico de gatos no cemitério, que se multiplicam constantemente, pois muitas pessoas deixam alimento e água para os bichos entendendo que assim fazem um gesto de caridade. Mas gatos, quando não cuidados, oferecerem riscos a saúde humana. Sem mencionar que eles morrem e apodrecem nas imediações dos túmulos. Em muitas ocasiões as pessoas se veem obrigadas a fazer limpeza do local. 

A equipe do Folha Atual esteve no cemitério e fotografou muitos gatos deitados sobre os túmulos, além do lixo e do mato avançando sobre as covas. As portas do cemitério também ficam constantemente abertas, independente do horário, o que facilita a entrada de pessoas mal intencionadas a qualquer hora do dia.

A manutenção do cemitério é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Segundo o titular desta pasta, Francisco de Carvalho, um vigia zela pelo patrimônio dos túmulos durante o dia. Ele também acrescenta que a limpeza é realizada três vezes por ano. Quanto aos gatos que podem ser encontrados em grande quantidade no cemitério, Francisco de Carvalho promete firmar uma parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para tentar amenizar essa situação.

Comentários