Sábado, 05 de Outubro de 2024

Movimentos sociais de Picos promovem ato público “Fora Feliciano”

Publicado em 13/04/2013
Por Jailson Dias
5017658ecfb99ee0f94bcc39f23b.jpg
5017658ecfb99ee0f94bcc39f23b.jpg
Movimentos sociais protestam contra a permanência de Marcos Feliciano na Comissão de Direitos Humanos /Jailson Dias

Os automóveis passavam lentamente pelo contorno da Praça Félix Pacheco para que os motoristas conseguissem ler os cartazes do ato público “Fora Feliciano”, organizado pelos movimentos sociais picoenses sob a coordenação do Grupo de Trabalho GT do Partido dos Trabalhadores (PT) de Política para LGBT, na manhã desta segunda-feira (18/03). Dessa forma Picos passa a integrar as centenas de cidades pelo País afora que pedem a destituição do deputado federal Marcos Feliciano (PSC-SP) que assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

O professor universitário Paulo Mafra chama atenção para a postura fundamentalista do deputado Marcos Feliciano, destacando o fato dele querer levar as concepções religiosas pessoais para a Comissão de Direitos Humanos.

“Ele não pode pensar que todo Brasil é apenas composto por evangélicos, e acredito que até alguns evangélicos não concordam com isso, sabemos que o Estado é laico, a constituição prega isso, então ele está discriminando as minorias, os negros, os homossexuais, enfim todas as minorias acabam sendo englobadas nesse contexto”, explicou.

Paulo Mafra declarou que as discussões são provocadas pelo fato do deputado, cujo pensamento já foi expresso, assumir a Comissão de Direitos Humanos que tradicionalmente trabalha com minorias. Caso não seja destituído, o professor acredita que o “Estado ficará em uma má situação” porque as pessoas passariam a não se sentir mais representadas pelo Estado, buscando outras estratégias de representação.

Durante o ato público houve uma tentativa de desvincular as críticas dos evangélicos, enfatizado que estas se dirigiam ao deputado. Paulo Mafra informa que houve a retira do “Pr” dos cartazes que identificaria o Marcos Feliciano como pastor. “Quem prega a diversidade, a questão das minorias, não pode colocar algum segmento social como errado, os evangélicos como um todo não tem nada a ver com isso, é só o Marcos Feliciano que está se utilizado do título para ganhar notoriedade”, declarou.

A coordenadora do Movimento LGBT de Picos, Jovanna Baby chamou a atenção para a representatividade do ato público. “Aqui tem mais de cinco segmentos, inclusive religioso, o pessoal da Umbanda que está aqui presente, estudantes, negros, juventude cristã, o pessoal da juventude da Igreja Católica, o pessoal do DCE 20 de Junho da UFPI”.

Jovanna Baby disse que o protesto não era contra as religiões, mas quanto a falta de competência do deputado Marcos Feliciano para chefiar a Comissão de Direitos Humanos. “Temos que pedir ao Congresso Nacional seja substituído por uma pessoa mais acessível, que tenha o diálogo dos direitos humanos, e que as minorias sejam contempladas, já que diz que somos minoria, que aquele espaço público nos escute e encaminhe as demandas e as leis que de alguma forma vão bonificar todas as minorias”.

Também esteve presente o vereador Wellington Dantas (PT), único político presente no ato.

As manifestações que tem acontecido pelo País pedem a saída do deputado Marcos Feliciano em decorrência do seu pensamento expresso através das mídias sociais. “Negos são amaldiçoados, que a África carrega com sigo a maldição de Noé, que religiões acreditam em deuses de Pau não devem ser respeitadas, e que a AIDS é o câncer gay”.


 

Paulo Mafra (foto acima)

Vereador Wellington Dantas


 

Comentários
Edmar Ferreira
22/03/2013 15:40:43
O que vc me diz desse vídeo Vinicius Moura? http://www.youtube.com/watch?v=kyYgX_pa28U
Paulo Mafra
22/03/2013 01:54:30
Tais pessoas que apenas aparecem para criticar e não entra de frente, com nome e cara à vista, num movimento ou ação política, deveria aproveitar o tempo escondido no armário para ler um pouco mais sobre um Estado Laico e Democrático! Todos devem ter sua causa ou "lobby", como se diz nos Estados Unidos! Os ambientalistas aparecem na mídia por isso, o mesmo acontece com a/o negro/a, a mulher, o/a LGBT, enfim, todas as minorias na construção de tempos/espaços democráticos! Esses sujeitos que não tem voz pública, apenas escondidos no espaço virtual, não deveriam estar dizendo o que devíamos fazer por Picos. E sim, mostrar-se como cidadão/ã e aparecer por qualque causa democrática! Não vale à pena perd tempo com quem insiste em permanecer na ignorância! Sugiro apenas leitura e senso-crítico a essas pessoas!
Paulo Mafra
22/03/2013 01:40:09
Essas pessoasque se dizem politizadas deveriam se organizar e mostar quem realmente são!
Paulo Vitti
20/03/2013 16:15:35
Mais Amor, Menos Pastores, abaixo a Teocracia!!!
Jovanna Baby
19/03/2013 22:49:43
O tal video que o Sr. Vinicios tanto elogia esta nos grandes joranis Brasileiros como ridiculo e uma tentativa de desqualificar nossos manifestos quando vejo pessoas que se dis evangelicos jogar tão baixo fico triste, hoje o PSC partido do Dep. Marco Feliciano chamou ele e exigiu sua renuncia por conta deste video tão Elogiádo aqui nos comentários, kkkkkkkkkkkkk já se ver quem o elogia cetamente bateria palmas para Hitle e Sadan Rusem, Salve Angola onde alguns pastores milhonário estão proibidos de tirar dinheiro de que já tem tão pouco, Salve Agola,Salve Africa nossa patria Mãe!!!
Mano Chagas
19/03/2013 16:24:30
quero aqui externar o meu apoio ao manifesto, desde já dizendo que como militante do movimento negro jamais aceitarei o sr. Marcos Feliciano nesta comissão, vale ressaltar que algumas pessoas de má fé nos colocam contra os evangélicos, ação enganosa pois não estamos contra cristão de doutrina alguma, o que nos leva a protestar são as ações de um ser que deveria representar seu povo respeitando a diversidade desse pais, que em muitos momentos usa videos para discriminar e difamar credos e pessoas, então prostestar contra esse cidadão é um direito de qualquer pessoa ou etnia que se sinta ofendido.E quanto ao sr que se esconde atrás da alcunha LES HOUTTES quando for preciso nos manifestar-mos com outro tema com certeza faremos e aproveito o sr para participar da audiência sobre cultura que acontecerá nesse dia 20 de Março as 19:00 hs na câmara municipal de Picos. asé a todos independente de credo cor raça.
Edmar Ferreira
19/03/2013 12:42:05
Que vídeo ridículo! Quer dizer que devemos permitir que ações e posicionamentos que ferem nosso direitos civis e humanos passem despercebidos e aguentemos de boca fechada? Era pra rir? Pq eu não vi graça nenhuma. Tenho certeza que vc Vinícios Moura não permite que seus direitos sejam feridos. Da mesma forma nós não abrimos mão dos nossos. Lembre-se que não é somente o movimento LGBT que pede a saída do Marco Feliciano e sim muitos outros segmentos inclusive religiosos como os próprios evangélicos não-fundamentalistas e esclarecidos. Se vc não sabe, aqui vai um dos comentários feitos por Feliciano nas redes sociais e que demonstram o seu posicionamento em relação à alguns segmentos humanos: "Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé". Via Twitter em 31/03711 Acredito que vc seja brasileiro e se vc for com certeza tbm é, segundo o Feliciano, um "ancestral amaldiçoado". Pois não exite brasileiro de sangue puro. O sangue negro corre em suas veias mesmo que vc negue.
Vinicios Moura
19/03/2013 11:55:24
O importante vídeo disponibilizado aqui (http://youtu.be/T3Cs-SqQEmI) mostra que se Marcos Feliciano atender ao chamado das esquerdas para renunciar, os supremacistas gays e seus aliados poderão livremente continuar usando a Comissão de Direitos Humanos para avançar kits gays e outras abominações.
Anderson de Andrade
19/03/2013 09:11:43
Caro Vinícius Moura, "mordaça Cristã"? "Estar na Moda"? Tais declarações já mostram a que veio seu comentário. O que estamos fazendo é lutar por um país menos injusto e, ao contrário do que disse sobre a "mordaça Cristã, o que estamos buscando é arrancar a nossa mordaça antiliberdade de sentimentos, de credo, de raça (não sei se você pestou atenção na diversidade de credos e raças presentes no ato público como, espíritas, católicos, evangélicos, negros, brancos, cafusos, indígenas) então confirme as fontes e e perceba que nossa luta não é contra religião algumas e sim pelo direito de sermos quem somos e queremos ser sem interferência de outrem.
Silva
19/03/2013 08:58:23
Prezado Vinicios Moura, Não vi nada neste ato que não seja exigir o cumprimento da nossa constituição que é a manutenção do Estado Laico, porque infelismente para se vc falar de valores terás que chamar a responsabilidade muitos pastores gananciosos aliás os mais famosos do Brasil, que a uns 15 anos não eram nada hoje são os homens mais ricos do Brasil, devemos sim é cobrar impostos deste rendimentos destas igrejas milhonárias que nada faz para o País a não ser promover a guerra santa em nome do dinheiro, quem quer respeito dar se o respeito, não exige, desejo mais amor a todos, mais fé em deus ou em quer que seja e menos pastores impocritas, eu e minha familia somos cristãos e estamos do lado dos cristôes contra o Deputado Feliciano que foi e é muito preconceituoso e ganancioso assim como muitos outros pratores neopentencostais!!!
Vinicios Moura
18/03/2013 19:58:01
Vem se impondo sutilmente e cada vez mais uma mordaça anticristã. Qualquer opinião é aceita, desde que não seja a católica ou cristã. Antes de sairmos replicando qualquer coisa por aí no afã de sermos bem aceitos ou de estarmos na moda, é preciso prestar muita atenção. Por trás das ações aparentemente mais inofensivas, reputações vão sendo destruídas e os valores que servem de base para nossa sociedade vão sendo minados. Sejamos mais prudentes, sobretudo em tempos de online e de real time.
jovanna baby
18/03/2013 17:37:49
Sr,LES HOUTTES QUEM ESTAR BANALIZANDO DEUS SÃO OS PASTORES MERCENARIOS QUE SÓ PENSAM EM DINHEIRO, QUANTO A NÓS TEMOS QUE LUTAR MESMO EM TODAS AS FRENTES QUANDO VOSSA SENHORIA ORGANIZAR QUALQUER PROTESTO EM PROL DE QUALQUER SEGMENTO PODE NOS CHAMAR QUE ESTAREMOS LÁ MOSTARNDO A CARA, POIS SABEMOS E ASSUMIMOS E NÃO NOS ESCONDEMOS ATRAS DE COMENTÁRIOS COM NOME FICTICIOS, MOSTRAMOS A CARA E TODA SOCIEDADE SABRE QUEM ESTAVA LÁ COM CORAGEM E SEM IPOCRESIA, E SÓ PARA INFORMAR O SENHO O DEPUTADO MARCO FELICIANO É DE SP VIU, ACHO QUE UM POUQUINHO DE LEITURA SOBRE A TRAJETORIA DELE E SUAS MANIFESTAÇÕES PUBLICAS E SEU PROJETOS IA AJUDAR O SENHO A CONHE-LO MELHOR, ACEITO SUA CRITICA DESDE QUE VENHA ACOMPANHADA DE UMA BOA PROPOSTA CASO CONTARIO SÓ PALAVRAS AO VENTO QUE NÃO TERÃO NOSSO CREDITO!!!
EDMAR FERREIRA
18/03/2013 14:35:37
PRA REIVINDICAR SEGURANÇA, TRANSPORTE, EMPREGO, EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER PRIMEIRO É PRECISO REIVINDICAR O DIREITO DE EXISTIR. TODOS OS MANIFESTANTES QUE ESTAVAM PRESENTES SÃO ATENTOS AOS POSICIONAMENTOS DO MARCO FELICIANO E AOS SEUS PROJETOS EM VIGOR NA CÂMARA. NÃO É PELO FATO DE ELE ESTAR "LÁAAAAA" NO RIO DE JANEIRO QUE VAMOS DEIXAR DE PROTESTAR E NEM POR TER UM OU OUTRO PROJETO QUE BENEFICIA A POPULAÇÃO QUE VAMOS DEIXAR PASSAR OS QUE FEREM NOSSOS DIREITOS. SE FOSSE POR ISSO NÃO HAVERIAM PROTESTOS EM TODO O BRASIL. MAS SE QUISER ORGANIZAR UM PROTESTO REIVINDICANDO SEGURANÇA, TRANSPORTE, EMPREGO, EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER PODE ORGANIZAR QUE COM CERTEZA ESTAREMOS PRESENTES, AFINAL DE CONTAS, PROTESTAR É UM DIREITO.
LES HOUTTES
18/03/2013 11:14:16
ESTÃO BANALIZANDO A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS! NÃO SOU SIMPATIZANTE DO PR. MARCO FELICIANO, MAS COLOCAR CARTAZES ENFATIZANDO A QUESTÃO DO NORDESTINO, DO NEGRO, DO AGNÓSTICO E DA PALAVRA "GENTE", INDUZ-NOS A ACREDITAR QUE O DEPUTADO FEDERAL LÁAAAAAAAAAA DO RIO DE JANEIRO É O "SATANÁS" EM FORMA DE POLÍTICO. NÃO É BEM ASSIM! AS PESSOAS PRECISAM ATER-SE AOS FATOS ANTES DE EXPOREM SEUS CARTAZES COM CONOTAÇÃO DE "MOVIMENTOS SOCIAIS". COM EXCEÇÃO DO PESSOAL DO GBLT, ESSAS ENTIDADES PRECISAM CONSULTAR SEUS REPRESENTADOS ACERCA DO POSICIONAMENTO DIANTE DAS COISAS E VER SE REALMENTE ELES CONCORDAM COM ISSO. MAIS, DEVEM CONSULTAR OS PROJETOS DE LEI QUE TRAMITAM NO CONGRESSO E QUE SÃO DE GRANDE ENVERGADURA SOCIAL E QUE VÃO DE ENCONTRO ÀS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO. PORQUE ESSES MOVIMENTOS NÃO REIVINDICAM SEGURANÇA, TRANSPORTE, EMPREGO, EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER? SERÁ QUE ESTÁ TUDO MARAVILHOSO? VEJAMOS: PICOS NÃO TEM CINEMA, TEATRO, GINÁSIO POLIESPORTIVO, TRÂNSITO ADEQUADO...MAS GENTE QUE MAMA...